Alimentos que aumentam a produção testosterona

Dicas de nutricionistas sobre alimentos que induzem a produção de testosterona no nosso corpo.

A testosterona é um hormônio sexual que possui alta importância para a saúde masculina. Ela possui diversas funções para o nosso organismo: desenvolvimento de tecidos reprodutivos e de características secundárias masculinas (voz, pelos, barba), ganho de massa muscular, maturação de ossos e condições psicológicas. Seu baixo nível é associado ao desenvolvimento de doenças, de condições físicas e de problemas emocionais.

Alimentos para aumentar a testosterona

Uma das principais formas de se aumentar a testosterona é aliando uma boa alimentação à prática regular de atividades físicas. O exercício físico estimula o anabolismo e a produção de hormônios anabólicos, que induzem um ganho de massa magra. Além disso, há uma importância fundamental da dieta também para estimular a produção de testosterona.

Nutrientes essenciais para produção de testosterona

Zinco e magnésio são dois minerais que auxiliam na produção natural de testosterona pelo organismo. Eles aumentam a produção de óxido nítrico, que tem função vasodilatadora no corpo. O zinco estimula a produção do hormônio do crescimento e a secreção de testosterona. O magnésio por sua vez atua na contração muscular e auxilia no ganho de força, essencial para atividades físicas e, consequentemente, produção de testosterona.

Mas quais alimentos devo comer para obter esses nutrientes?

Alguns alimentos ricos nos nutrientes citados são feijão preto, arroz, grãos em geral, amêndoas, castanhas, amendoins, folhas verdes-escuro (couve, brócolis), ovos e fígado de boi. Além disso, carnes magras são ricas em zinco, frutas como maçã e banana. Também deve-se incluir frutas ricas em vitamina C, como limão, laranja, morango, maracujá e tomate, já que este nutriente auxilia na produção hormonal.

Perigos de ter um baixo nível de testosterona

Homens com baixo nível de testosterona apresentam envelhecimento precoce, estresse, problemas com o sono, dificuldade em ganhar massa, entre outros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.