Novo ranking revela as 10 delícias italianas mais apreciadas no mundo
Exploramos o inusitado veredicto do TasteAtlas, destacando sabores que surpreenderam os internautas.
O renomado site gastronômico TasteAtlas, reconhecido por seus inovadores rankings culinários, acaba de divulgar a lista das 10 melhores iguarias italianas, segundo a avaliação dos próprios internautas.
A surpresa ficou por conta da ausência de clássicos como espaguete, risoto e filé à parmegiana no pódio.
Delícias italianas mais apreciadas
1. Parmigiano Reggiano
Foto: Shutterstock
No topo da lista, o Parmigiano Reggiano, considerado um dos melhores queijos do mundo. Elaborado com leite semidesnatado de vacas que pastam em ambientes naturais, este queijo apresenta uma textura dura e arenosa, com sabores que variam entre nozes e pimentas, dependendo do tempo de maturação.
2. Pizza Napolitana
Foto: Shutterstock
A genuína pizza Napolitana, ícone gastronômico da Itália, conquista a segunda posição. Preparada com poucos ingredientes e disponível em duas variações — marinara e margherita — destaca-se por sua simplicidade e sabor autêntico.
3. Pappardelle al Cinghiale
Foto: Shutterstock
O Pappardelle, uma massa toscana notável, ganha destaque acompanhado do saboroso ragù di cinghiale, feito com javali. Sua intensidade e robustez de sabor são resultado de uma fervura longa e lenta em um rico molho de tomate e vinho tinto.
4. Burrata
Foto: Shutterstock
Originária da região de Puglia, no sul da Itália, a Burrata, que significa literalmente ‘amanteigado’, é um queijo artesanal feito com leite de vaca, coalho e natas, proporcionando uma experiência única ao paladar.
5. Presunto Parma
Foto: Shutterstock
O Prosciutto di Parma encerra o top 5, sendo uma obra-prima do tempo e da tradição. Produzido com rigorosos padrões de qualidade, esse presunto é resultado da expertise de porcos das raças Large White, Landrace e Duroc.
6. Stracchino di Crecenza
Foto: O Cello
O Stracchino di Crescenza, originário da Itália, é um queijo tipicamente preparado com leite de vaca, mas existe também a opção feita com leite de búfala. Sua textura é notavelmente cremosa e semelhante à manteiga, o que o faz excelente para ser usado em cima de pães como uma espécie de requeijão.
O sabor do Stracchino é sutil e agradável, combinando toques de fruta, cremosidade e doçura.
7. Focaccia di Recco col formaggio
Foto: Shutterstock
A focaccia recheada, uma especialidade da cidade de Recco, se diferencia das outras variedades por ser feita sem fermento. Esta receita inclui uma crosta extremamente fina, feita à mão, que abriga um recheio de stracchino ou crescenza, um queijo leve e macio produzido com leite de vaca das alpinas pastagens.
8. Macarrão Carbonara
Foto: Shutterstock
A versão atual da carbonara é feita de uma maneira simples, consistindo em espaguete misturado com guanciale (um tipo de carne de porco curada), gema de ovo e queijo Pecorino Romano.
Embora seja um prato simples, ele mantém sua popularidade como um dos favoritos em Roma e é igualmente apreciado por todo o país.
9. Tagliatelle al ragù alla Bolognese
Foto: Shutterstock
Originando-se de Bolonha, o Tagliatelle al ragù alla Bolognese é um clássico da culinária italiana. Este prato é composto por tagliatelle acompanhado de um saboroso ragù, preparado com uma combinação de carne bovina e suína moídas, tendo o tomate como um dos principais ingredientes.
Apesar de frequentemente confundido com o espaguete à bolonhesa em várias partes do mundo, o Tagliatelle al ragù, típico de Bolonha, apresenta diferenças significativas.
10. Tiramisù
Foto: Shutterstock
Apesar de ser uma criação relativamente nova, o tiramisù alcançou um lugar de destaque entre as sobremesas italianas. Esta delícia é feita com camadas de biscoitos molhados em café e creme de mascarpone.
O nome ‘tiramisù’ vem do italiano ‘tirami sù’, que se traduz como ‘me levanta’, em alusão aos efeitos revigorantes do açúcar, do café e do licor.
Comentários estão fechados.