Novo RG: Nova identidade passa a aceitar nome social e possui leitor de QR Code
A inovação permite que o Registro Geral dos brasileiros esteja dentro do padrão internacional de digitalização.
Há uns tempos a documentação dos brasileiros passou a estar mais interligada com a internet. De modo que hoje em dia é possível consultar o Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e até mesmo o Cartão de Vacinação pelo Celular.
E agora a Carteira de Identidade também passa por uma integração com a internet com o Novo RG do Governo Federal. E não para por aí, pois o novo modelo do documento traz inúmeras novidades que irão facilitar a vida do brasileiro.
Leia mais: Erros na carteira de trabalho digital: fique atento e verifique a sua.
Carteira Digital
A maior novidade é que, com a nova carteira de identidade, sair por aí com o RG dentro da carteira passa a ser desnecessário. Isso porque será possível consultar uma cópia autenticada por um sistema de QR Code do seu RG. Inclusive, o código pode ser verificado mesmo sem o acesso à internet, apenas com o celular.
Além disso, os brasileiros passarão a possuir um único número de registro pessoal, que no caso será o número do seu CPF. Essa medida visa baixar o número de fraudes e simplificar a vida do cidadão, de modo que ele não precise decorar dois números.
Nome Social e Padrão Internacional
Outro aspecto que chamou bastante a atenção na nova carteira de identidade, é que agora será possível incluir o nome social no documento. Com isso, as pessoas podem especificar como querem ser tratadas e nomeadas, sem que seja necessário a alteração do registro civil.
Ademais, outros números além do CPF poderão ser incluídos no RG, tal qual o número do NIS, o número da Carteira de Trabalho, de Habilitação e do SUS. Ou seja, com apenas um documento você pode ter acesso a diversos serviços, e tudo isso com uma validade de mais de 10 anos.
Para alterar a sua documentação você deverá solicitar a mudança por meio das secretarias de segurança pública presentes nos 26 estados e Distrito Federal. Mas atente-se, pois o prazo para a atualização do documento para todos os brasileiros vai até o dia 3 de março de 2023.
Comentários estão fechados.