Novos concursos públicos serão lançados a partir de 10 de abril, anuncia ministra

A ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que os certames irão priorizar a redução do déficit de pessoal em alguns órgãos.

Esther Dweck, ministra responsável pela Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, divulgou que o governo irá começar a divulgar editais de novos concursos públicos para a administração federal até o dia 10 de abril. 

A ministra ressaltou que o orçamento deste ano já contempla a realização dos certames, além de apontar que os órgãos que apresentam maior carência de pessoal serão priorizados nessa fase de recrutamento.

Ainda de acordo com Dweck, ao longo do ano serão anunciados mais três blocos de concursos. Até o momento, somente um processo seletivo emergencial foi autorizado para a Agência Nacional de Mineração.

Em entrevista concedida à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Esther Dweck criticou a administração federal anterior por, segundo ela, não realizar concursos públicos. “Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, disse.

Sobre o reajuste de salário para servidores públicos

Esther Dweck também foi questionada sobre a questão do aumento salarial uniforme de 9%, que está previsto para ser concedido aos funcionários públicos federais.

Na ocasião, a oficial da pasta de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos explicou que é necessário que o Congresso Nacional aprove a realocação de recursos na Lei Orçamentária de 2023 para que haja os reajustes.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem interesse na aprovação dessa matéria e, para tanto, encaminhou ao Legislativo um projeto de lei com a mudança necessária. 

“Assim que ele for aprovado [o projeto de realocação orçamentária], o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores. A meta, temos conversado com os líderes no Congresso, é que tenhamos uma aprovação célere desse projeto, para que seja aprovado ainda no mês de abril e o reajuste dos servidores possa valer a partir de maio”, disse Esther Dweck em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

Cerca de 100 sindicatos foram envolvidos nas negociações para a concepção da proposta de reajuste salarial enviada pelo Governo ao Congresso. Foi estabelecido um aumento de R$ 200 no valor do vale-alimentação dos funcionários públicos.

Esther Dweck afirmou ainda que, sendo aprovada a proposta de realocação de recursos ainda em abril, o valor suplementar será creditado já no pagamento do mês de maio.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.