Nubank é advertido sobre golpes e vulnerabilidades de segurança no app

O aviso foi enviado na última quinta-feira (06) pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Entenda!

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) enviou uma notificação na última quinta-feira (06) para o Nubank, uma empresa brasileira de serviços bancários e tecnologia financeira, solicitando esclarecimentos sobre relatos de clientes que tiveram suas contas invadidas.

O Idec tomou essa medida devido a várias denúncias nas últimas semanas em redes sociais, no site Reclame Aqui e no consumidor.gov.br relacionadas ao banco.

Usuários reclamam

Algumas pessoas acusam o aplicativo de não ser seguro, já que há relatos de criminosos que conseguiram transferir o saldo de usuários para contas de terceiros. De acordo com o Idec, a principal crítica das vítimas é que a instituição financeira não implementa sistemas de segurança que bloqueiem transações que desviem do padrão estabelecido.

Uma vítima compartilhou a experiência negativa.

”Tenho a algum tempo conta no Nubank. Tinha R$ 2.105,00 de saldo, mas no dia 17/03 minha conta foi invadida e pegaram todo meu dinheiro, fizeram empréstimos e mudaram o limite do PIX para fazer transferências…”, disse a vítima.

Através da notificação, o Idec concedeu ao Nubank um prazo de 15 dias para que forneça mais informações sobre o caso. É importante que a empresa adote medidas preventivas para evitar fraudes contra clientes que tiveram seus celulares roubados ou furtados.

Reposta do Nubank

Por meio de uma nota ao site TecMundo, o banco informou que a “segurança é uma prioridade desde o primeiro dia” e que a empresa coopera “com as autoridades responsáveis pelo cuidado com o consumidor”.

“Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção dos nossos mais de 70 milhões de clientes, mantendo uma vigilância constante sobre a utilização dos nossos serviços, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de proteção para ajudar os usuários na prevenção e inibição de golpes”, diz o comunicado.

A fintech ainda reforçou que, em caso de suspeita de movimentação indevida por terceiros, os clientes devem seguir o passo a passo disponível no SOS Nu.

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