Na inclusão dos conjuntos numéricos, temos várias classes. Isso inclui os números irracionais. Porém para compreendermos estes números é importante lembrar o que são os números racionais. Estes, abrangem os números Inteiros e Naturais. Os números racionais são quaisquer que possam ser escritos na forma pq, ou seja, p corresponde aos números inteiros e q corresponde aos números inteiros diferentes de zero. Em que, p e q z e q 0.
Os números Irracionais são aqueles cuja representação decimal tem infinitas casa decimais não periódicas, ou seja, em sua representação, é composta por uma repetição lógica. Por exemplo o número 0,023897065385. Estes, não podem ser representados pela razão de dois números inteiros.
Classificação de números irracionais
O Pi (π) é o mais importante e utilizado número irracional, cujo valor é 3,14159265358979323… na matemática, esta constante representa a razão entre o diâmetro e o comprimento de uma circunferência.
Há também o número de Neper e, descoberta por John Napier. Este número irracional, que surge como um limite dos valores demasiadamente grande de n da seguinte fórmula:
O número de Neper é transcendente e irracional, no mesmo sentido que o número. A representação e foi utilizada pelo matemático Euler, em 1739. Muito utilizado nas áreas de conhecimento como engenharia, biologia e economia.
Phi, o Número de Ouro (Φ), também Número Irracional, considerado enigmático por ter uma afinidade de elementos da natureza. Pode também ser representado através da fórmula:
Que corresponde a dízima 1,61803398…
Raiz Quadrada Não exata
Quando o resultado da raiz não é exato, também pode ser chamado de número irracional. De fato, todos os números Naturais possuem raiz quadrada, porém algumas são inexatas, como nos exemplos a seguir:
Exemplos:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.