13º do INSS será antecipado em 2022?
Antecipação ocorreu em 2020 e 2021 devido à pandemia, e muitos beneficiários tem dúvidas se o pagamento será antecipado novamente.
O pagamento do 13º é um momento muito esperado por todos. No caso do INSS, o pagamento desse salário costuma ser efetuado em duas parcelas, no final do ano. No entanto, como nos dois últimos anos esse pagamento foi antecipado para o primeiro semestre do ano, há questionamentos sobre a antecipação do 13º salário do INSS em 2022.
Veja também: Confira o calendário completo para receber o 13º do INSS em 2022!
O que é o 13° salário do INSS?
O 13º é um salário pago normalmente no mês de dezembro que corresponde à soma de um doze avos de cada salário recebido ao longo do ano. Desse modo, o indivíduo recebe um outro salário de fato, visto que o valor final será igual ao pagamento de um mês. Esse benefício ficou conhecido como 13º e é previsto pela Lei 4.090.
Nesse sentido, o 13° salário é um direito garantido aos trabalhadores que possuem carteira assinada, independente do cargo ou tipo de trabalho. No entanto, o que muitos não sabem é que ele também é concedido pelo INSS para pessoas aposentadas e cidadãos que recebem determinados benefícios, como o auxílio-maternidade ou a pensão por morte. Além disso, em 2020 e 2021 houve uma antecipação desse pagamento diante da situação pandêmica.
Antecipação do 13º pelo INSS
O INSS paga o décimo terceiro dividido em duas parcelas para seus beneficiários. Neste ano, o calendário está previsto para pagamentos da primeira parcela em agosto e setembro, e da segunda em novembro e dezembro. Contudo, muitas pessoas estão na esperança de que haja uma antecipação deste pagamento, como ocorreu em 2020 e 2021.
Nos dois últimos anos, houve antecipação no pagamento do 13º do INSS para maio e junho, no intuito de movimentar a economia. Isso se deu pois a pandemia causada pela Covid-19 colocou muitas pessoas em situações econômicas delicadas. Dessa forma, a antecipação veio como um mecanismo de ajuda para esses beneficiários. Entretanto, de acordo com o calendário divulgado até o momento pelo INSS, essa antecipação não ocorrerá em 2022.
Comentários estão fechados.