O ano de 2022 contou com perdas bilionárias para as plataformas de streaming

Este é resultado da “guerra” entre as plataformas: entre mortos e feridos, quem vai conseguir escapar das perdas de bilhões de dólares?

A quantidade de perda chegou a US$ 11 bilhões, considerando assinaturas perdidas, licenciamento e despesas das produções. Foi exatamente esse valor que as plataformas Warner Bros. perderam em 2022: Disney (dona da Disney+, Star+ e Hulu), Discovery (dona da HBO Max), NBCUniversal (Peacock) e a Paramount Global (Paramount+ e PlutoTV).

Isso acontece pela incansável tentativa de conseguir tirar o posto da Netflix, a conhecida “guerra do streaming”. A poderosa Netflix é a maior plataforma de streaming da atualidade, o que deixa a concorrência empolgada para bater de frente com o conteúdo.

Guerra das plataformas de streaming

A realidade de todas essas empresas diz respeito a algo que nunca foi considerado fácil, pois produzir para o audiovisual tem seus riscos. São apostas que podem dar certo, assim como podem causar um erro grotesco. Entra aquela questão de que o bom conteúdo também requer muito dinheiro.

Antigamente, por exemplo, coisas que não vemos hoje são possibilidades para o cinema. Se um filme não dava certo no cinema, continuava perto por meio dos DVDs, destinados às locadoras, para que pudessem ser alugados. Essa, certamente, pode não ser a memória de muitos, inclusive dos streamings.

O investimento da pioneira plataforma de streaming fez com que outros canais também pensassem em construir a própria plataforma, o que gerou perda bilionária para Hollywood. Os últimos três anos foram de surgimento de concorrências, mas ignoraram toda uma construção que fez a Netflix se consagrar ao longo dos anos.

A pandemia também demandou um serviço de assinatura muito maior por parte dos consumidores, mudando algumas perspectivas de mercado. O posicionamento das empresas fez com que mergulhassem na ideia sem que demais julgamentos fossem concebidos.

Os bilhões perdidos podem chegar a um valor superior, visto que alguns dados demonstraram-se inconsistentes durante as afirmativas. A Netflix, ainda considerada “mal” para muitos, gerou o saldo de US$ 4,5 bilhões positivos.

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