Hoje, cerca de 14 mil servidores públicos terão acesso aos repasses referentes aos direitos trabalhistas que foram reconhecidos de forma administrativa.
De acordo com Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, serão valores reconhecidos anteriormente e que foram enviados para a folha de pagamento do próximo mês. O reajuste salarial também seria considerado para o dia 1° de março, mas a proposta não foi aceita pelo sindicato.
Repasse dos direitos administrativos
Para a atualização dos valores, serão dispostos R$ 364,9 milhões, contando com R$ 15 milhões acima do que era previsto para o Governo Federal. A análise foi do Ministério da Gestão em comum acordo com o Ministério do Planejamento e Orçamento.
Serão valores de reajuste do 13º salário, recálculo de férias, horas extras, valores da aposentadoria, adicional noturno e outras questões que envolvem dinheiro e não foram repassadas quando deveriam. Os servidores que tiveram processos avaliados até o dia 8 de fevereiro receberão os valores na data indicada.
Reajuste para servidores públicos não foi aprovado
No último dia 16, os sindicalistas representantes dos servidores públicos federais estiveram em reunião com o Governo Federal. Em pauta, estiveram o reajuste do salário e o aumento do vale-alimentação.
A proposta do governo considerou que os salários seriam reajustados em 7,8% e o aumento de R$ 200 no vale-alimentação. Esses valores custariam R$ 11,2 bilhões aos cofres públicos, com os valores repassados a partir do dia 1° de março.
Os reajustes seriam efetivos principalmente para os servidores de salários mais baixos, como orientou o governo.
No entanto, a proposta do governo não foi aceita pelo sindicato dos servidores. A próxima reunião será no dia 28 de fevereiro para que uma contraproposta seja apresentada.
Não se sabe ao certo quais serão os valores apresentados pelos sindicalistas, mas estima-se que seja uma porcentagem superior e uma proposta de vale-alimentação maior que R$ 200.
