iFood está dando adeus à Colômbia: empresa encerrará atividades em dezembro
É o fim! Segundo a empresa, o econômico e social vivido pelo país, que é marcado por diversas manifestações contra as determinações do governo colombiano está afastando o serviço.
O iFood informou recentemente que está deixando a Colômbia em dezembro, após quase dez anos oferecendo os seus serviços no país. O que levou a empresa chegar a esta conclusão foi o contexto econômico e social dos colombianos. A região está mercada por várias manifestações contra as determinações do governo vigente.
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“Trata-se de uma decisão estratégica que tem como pano de fundo o momento atual do mercado de capitais”, alegou o iFood. Hoje em dia, a Móvile, empresa multinacional brasileira de aplicativos e serviços, é a detentora do aplicativo de delivery de comida. De acordo com dados emitidos pela revista Forbes, o aplicativo já demitiu cerca de 210 funcionários após o pronunciamento do fim das atividades em terras colombianas.
Outro dado muito importante é a data em que o aplicativo vai sair do ar. Isto está previsto para o dia 21 de dezembro de 2022. Quem estiver no país, deve aproveitar o último dia de funcionamento do iFood.
Por que o aplicativo fechou as portas para a Colômbia?
Um dos jornais colombianos, Semana, resolveu analisar a situação a fim de tentar compreender a saída de tantas marcas conceituadas do país, mas se mostraram em choque com o anúncio feito pelo iFood, visto que tem sido observado que a cultura de delivery na Colômbia vem ganhando cada vez mais espaço.
De acordo com os dados do Euromonitor, em um panorama geral, este é um dos países da América Latina que tem mais utilizado aplicativos de entrega de comida. Os serviços caíram no gosto do povo colombiano, porém é impossível não reconhecer que o contexto político acabou dificultando as operações.
“(O iFood) se junta à lista de empresas que anunciaram a sua retirada da Colômbia este ano, juntando-se a nomes como Dr. Martens, que no início do mês anunciou sua saída após mais de dez anos de atuação. A crise econômica e as recentes variações do dólar, assim como a reforma tributária, são – por enquanto – alguns dos fatores que os empresários estão analisando para verificar as suas projeções”, afirmou o jornal.
No geral, o país está enfrentando os efeitos da inflação global. Com a desvalorização histórica da moeda em relação ao dólar e o número de desemprego aumentando para 10,6%, as notícias não são tão surpreendentes. Estes foram apenas mais alguns fatores que contribuíram para esta decisão.
Há chance de o iFood encerrar as atividades no Brasil?
Para a alegria dos consumidores brasileiros, a empresa emitiu um comunicado dizendo que vai continuar com seus investimentos no país, onde o projeto nasceu. A equipe ainda completou com uma afirmação de que o intuito é crescer no Brasil, oferecendo o melhor tipo de serviço e oportunidades para seus clientes e colaboradores.
Atualmente o aplicativo toma conta sozinho do mercado brasileiro praticamente, tendo 80% da participação no mercado do setor de delivery de comida. A empresa recentemente aumentou a sua competitividade por meio de aquisições e movimentações comerciais.
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