O cliente tem sempre razão? Veja o que dizem Stan Lee e Steve Jobs
Será que atender às vontades dos consumidores é o melhor caminho para se tomar? Afinal, será que o cliente sempre sabe o que quer? Entenda:
Um dos maiores mitos no mundo dos negócios é aquele que diz: “o cliente tem sempre razão”. Não se trata de deixar a opinião do consumidor de lado, mas de focar em seu produto ou serviço. Oferecer um bom atendimento, respeitando as pessoas, é obrigação de qualquer empresa. Contudo, não é possível conquistar sucesso tentando agradar a todos antes de seus próprios objetivos.
Leia mais: Google negocia parceria envolvendo Instagram e TikTok
Faça como grandes empresários
Famosos como Stan Lee e Steve Jobs, por exemplo, pensavam de forma parecida. Lee não perguntou ao público qual super-herói ele queria ver. Para ele, a obrigação de criar boas histórias e personagens interessantes era dele.
Da mesma forma, o iPhone e o iPad não surgiram a partir de uma pesquisa sobre o gosto do cliente. Se fosse assim, talvez Steve Jobs nunca tivesse sequer criado a Apple.
O próprio Mcdonalds jamais venderia hamburguer no Brasil. Ao contrário, talvez seria a maior franquia de arroz e feijão do país. Se inicialmente o gosto do consumidor fosse consultado, certamente hamburguer não seria a resposta.
Empreender é arriscar
Para todos os empreendedores é importante a consciência de que qualquer negócio possui riscos. Entender as demandas dos clientes e o funcionamento dos hábitos de cada época, com certeza ajudam. Porém, acreditar na utilidade e na qualidade do produto ou serviço oferecido é sempre o mais indicado.
Além disso, uma boa estratégia de marketing é comprovadamente eficaz. Afinal, quantas coisas sem real serventia você mesmo já comprou? Para que alguém precisa de quatro pares de chinelo ou diversos óculos? Qual o sentido de gastar seu dinheiro com os mais variados hobbies? Para que trocar de carro se o seu está ótimo?
Enfim, as demandas costumam ser geradas pelas próprias empresas. O marketing, aliado à boa qualidade, realmente funciona. Aliás, funciona bem mais do que saber o que o cliente quer.
Contudo, é óbvio que é importante ouvir o que os consumidores pensam da sua empresa. Assim é possível dar mais acessibilidade, melhorar o atendimento e aumentar as vendas.
Comentários estão fechados.