Esfregar os olhos: entenda riscos associados a prática que parece inofensiva
Saiba como a repetição do ato esfregar os olhos, em especial com força e frequência, pode trazer alguns riscos para sua saúde ocular.
Seja por irritação ou cansaço, a maioria de nós não hesitamos em coçar os olhos. Temos que admitir: quando a vontade bate, é difícil não esfregar.
A frequência desse hábito pode ser ainda mais notável devido a uma contínua exposição aos aparelhos tecnológicos.
Contudo, assim como diversos hábitos envolvendo o nosso corpo, esfregar os olhos constantemente ou com muita força acompanha alguns riscos.
Caso você esteja ‘sofrendo’ do problema, fique até o final desse texto. Vamos explicar porque não é uma boa ideia esfregar os olhos e como parar de fazer isso!
Conheça alguns riscos envolvendo o ato de esfregar os olhos
Aumento do risco de infecção
Não é nenhuma surpresa na afirmação de que nossas mãos estão cheias de germes. Ao esfregar os olhos com elas, é como se fossemos um meio de transporte destes microrganismos diretamente aos tecidos moles dos olhos e ao seu redor.
Como resultado, pode chegar a causar infecções como a conjuntivite, assim como coceira e secreção ocular. Para evitar isso, adote medidas de higiene das mãos.
Danos ao tecido ocular
Esfregar os olhos pode causar vasos sanguíneos rompidos, olheiras e rugas. Ademais, coçar com muita força pode exercer pressão sobre a nossa córnea, a camada transparente na frente da íris e da pupila.
A fricção contínua dos olhos pode causar uma condição ocular conhecida como ceratocone em que a córnea fica mais fina, e como o nome indica, assume a forma de cone.
Parecido com o astigmatismo, esse problema pode levar à visão embaçada e distorcida, mas, no entanto, trata-se de uma condição mais grave e progressiva.
Alérgicos devem cuidar em dobro
Caso você sofra de alguma alergia, é bem provável que o desejo de esfregar os olhos seja mais recorrente. Porém, o ato de esfregá-los pode piorar os sintomas de alergia ao liberar histamina, que pode causar ainda mais coceira, vermelhidão e irritação.
Como parar?
Para que você pare de esfregar os olhos com frequência, algumas dicas são bem-vindas:
- Pratique pausas em relação ao seu tempo de tela;
- Use colírios;
- Faça exames de vista regularmente.
Caso o hábito persista e esteja afetando o seu dia a dia, procure consultar um profissional da área para verificar a situação com mais abrangência.
Comentários estão fechados.