O motivo crucial para NÃO guardar comida em potes na geladeira

Recipientes específicos devem ser utilizados para evitar problemas de contaminação ao guardar alimentos na geladeira.

Guardar alimentos na geladeira dentro de panelas ou somente com proteção do papel-alumínio se tornou um hábito do dia a dia, por conta do pouco tempo disponível para organizar o espaço no eletrodoméstico.

Porém, esse costume pode colocar em xeque a sua saúde e a da sua família. Ao menos, é o que aponta um estudo feito pela Agência dos Estados Unidos para Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças (ATSDR).

O que não fazer ao guardar comida na geladeira?

Guardar alimento na geladeira: confira os riscos à saúde

Alguns alimentos na geladeira precisam de refrigeração em recipientes específicos – Imagem: Pixabay/Reprodução

Primeiramente, deve-se evitar armazenar alimentos quentes na geladeira, isso prejudica a comida e o eletrodoméstico, já que há uma mudança brusca de temperatura.

Com o alimento quente, o motor do refrigerador precisa trabalhar mais para resfriá-lo, o que aumenta o consumo de energia e a possibilidade de avaria.

Além disso, de acordo com o levantamento da ATSDR, o alumínio do papel metalizado e das panelas é prejudicial por causar oxidação.

Tal processo consegue impregnar substâncias tóxicas nos alimentos e, entre outras doenças, provocar câncer, Alzheimer e problemas cardiovasculares.

As panelas também não possuem tampas herméticas. Por isso, há o risco de contaminação por fungos e bactérias.

Esses microrganismos ficam impregnados no interior da geladeira, atingem outros alimentos e ainda produzem um odor forte e desagradável, mesmo sem haver nada estragado dentro do eletrodoméstico.

Qual a forma correta de guardar alimentos na geladeira?

É necessário utilizar alguns métodos para manter a comida protegida dentro do eletrodoméstico. Os recipientes de vidro e de plástico (desde que livres de bisfenol A) são uma opção mais segura que as panelas de metal ou o papel-alumínio.

Dessa maneira, você consegue armazenar o alimento evitando a contaminação de outros produtos dentro do aparelho, o que vai proporcionar mais segurança na ingestão.

Além disso, o eletrodoméstico tem compartimentos reservados para cada tipo de alimento. A gaveta embaixo deve ser usada para itens com menos necessidade de refrigeração, como verduras e legumes. Outros precisam de mais refrigeração e, por isso, precisam ficar nos espaços mais altos.

Enfim, se mantiver esses cuidados na hora de guardar alimentos na geladeira, você não terá problemas de contaminação nem danos à sua saúde e à da sua família.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.