O núcleo da Terra está vazando? Análises de rochas trazem revelações CHOCANTES; veja

Um grupo de geoquímicos encontraram evidências de vazamento do núcleo do planeta através de rochas localizadas no Canadá. Continue lendo e entenda!

A hipótese de que o núcleo do planeta realmente está vazando é defendida por diversos cientistas do Caltech e Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI).

De acordo com a publicação feita na revista científica Nature, a pesquisa ainda é preliminar e está começando com os estudos sobre o caso. Segundo os pesquisadores, evidências foram encontradas sobre o possível vazamento após o exame de rochas ígneas criadas a partir de magma.

Além disso, fluxos de lava foram identificados na Ilha de Baffin, no Canadá, trazendo como principal indicador um isótopo de hélio, elemento bastante raro na nossa atmosfera.

Surgimento do isótopo de hélio pode significar o vazamento do núcleo terrestre

Sendo um gás extremamente incomum, o hélio é encontrado geralmente em reservas no subsolo terrestre, no manto e núcleo do planeta.

Assim, sua raridade é fundada na ideia de que quando vaza de suas reservas naturais, o gás escapa da nossa atmosfera para o espaço.

No estudo sobre o vazamento do núcleo, foram descobertos vestígios de hélio-3 nas amostras. Em comparação ao hélio-4, mais facilmente localizado, o hélio-3 foi encontrado em proporções 67 vezes maiores que a esperada para a nossa atmosfera.

(Imagem: divulgação)

Tal amostra acabou revelando a taxa mais alta já descoberta do elemento em rochas terrestres.

Por conta disso, acredita-se que a origem das amostras analisadas venha diretamente da área do núcleo do planeta, sendo descartadas as possibilidades de vazamentos no manto.

Boa notícia para os estudos sobre o núcleo do planeta

Conforme indicado acima, os estudiosos estão operando em prol de descobrir se a origem do vazamento realmente é do núcleo do planeta. Com a comprovação, é possível investigar se houve a aparição de mais materiais da região ao seu redor.

Como isso, também seria possível localizar mais materiais para realizar um estudo detalhado do núcleo, pois é extremamente alta a dificuldade em obter exemplos físicos do que há no centro da Terra, além de seus resíduos e materiais serem muito raros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.