O Olaplex causa queda de cabelo e infertilidade? Entenda as polêmicas envolvendo o produto
O fármaco, que é queridinho dos famosos e tornou-se popular rapidamente, está enfrentando graves acusações. Saiba mais!
Desde seu lançamento, em 2014, a Olaplex conquistou o coração de celebridades como Kim Kardashian e se tornou uma das marcas de produtos capilares mais comentadas e populares do mundo. Seu grande diferencial é a tecnologia de ligação patenteada que promete tratar uma ampla gama de problemas capilares.
No entanto, nem tudo são elogios para a Olaplex. Recentemente, a marca se viu no centro de algumas polêmicas relacionadas à sua “fórmula mágica”. Entenda melhor a seguir!
Causas e controvérsias
Recentemente, vários consumidores abriram um processo contra a empresa alegando que seus produtos, numerados de 0 a 9, causaram danos sérios, incluindo queda de cabelo, fragilidade, calvície em áreas específicas e irritação no couro cabeludo. As embalagens são numeradas para indicar a ordem correta de uso dos produtos.
(Imagem: Olaplex/reprodução)
Além disso, os consumidores insatisfeitos afirmaram que a Olaplex utiliza ingredientes que podem causar reações alérgicas e que são proibidos na Europa.
Eles também alegaram que a marca fez declarações enganosas sobre a eficácia de seus produtos e ocultou informações sobre produtos químicos potencialmente prejudiciais em suas fórmulas.
A resposta da Olaplex foi enfática, assegurando que seus produtos não causam queda de cabelo nem danos aos fios e que são seguros e eficazes.
E sobre infertilidade?
Outra polêmica surgiu antes mesmo das preocupações com os danos capilares. Alguns usuários do TikTok apontaram que um ingrediente no Olaplex Nº 3 Hair Perfector, um tratamento reparador para cabelos secos após o clareamento, poderia estar relacionado à infertilidade. Mas será que isso é verdade?
O ingrediente em questão é o butilfenil metilpropional, também conhecido como lilial, que foi considerado tóxico para a reprodução pela Comissão Europeia em 2021.
Essa classificação se refere a substâncias potencialmente prejudiciais para a fertilidade. Como resultado, o lilial foi proibido em todos os cosméticos na União Europeia e no Reino Unido a partir de 1º de março de 2022.
No entanto, é importante notar que o lilial estava presente em muitas fragrâncias sintéticas usadas em cosméticos, mas em quantidades muito pequenas. Na fórmula anterior da Olaplex, o químico representava apenas 0,0119% do produto.
Após essa determinação, a marca de cuidados capilares decidiu alterar sua fórmula. Eles não apenas eliminaram gradualmente o lilial no Reino Unido e na União Europeia, mas também o removeram completamente de toda a sua cadeia de abastecimento global.
A Olaplex afirmou: “Especialistas médicos confirmaram que vestígios de lilial que foram usados em nosso Nº 3 Hair Perfector para fragrância adicional – não como ingrediente ativo ou funcional – não são prejudiciais. No entanto, paramos de produzir e distribuir produtos contendo lilial, por respeito a quaisquer preocupações potenciais que nossos clientes possam ter. A confiança do consumidor é de extrema importância para nós”.
Portanto, enquanto as polêmicas em torno da Olaplex continuam a circular, especialistas indicam que a marca tomou medidas para garantir a segurança de seus produtos, removendo o ingrediente associado à infertilidade e esclarecendo que suas fórmulas não causam queda de cabelo.
Os consumidores podem tomar decisões informadas com base nessas instruções e em suas próprias necessidades de cuidados capilares.
Comentários estão fechados.