É isso que acontece com seu corpo quando você come muita proteína

Quando consumida em excesso, a proteína causa alguns problemas no organismo. Confira!

Uma dieta saudável inclui comer proteínas e outros alimentos, como carboidratos, frutas e vegetais. Porém, uma dieta apenas rica em proteínas pode não ser tão benéfica para a saúde. Pensando nisso, trouxemos este artigo sobre o que acontece quando se come muita proteína.

Leia mais: Para além da carne: Confira 5 alimentos que são ricos em proteínas.

Efeitos do consumo em excesso de proteínas

A proteína é essencial para pessoas que praticam musculação e outros esportes, porque ela ajuda na construção e na recuperação das fibras musculares. Porém, quando consumida em excesso, ela pode não ser tão benéfica para a saúde. O ideal é que sejam consumidas diariamente de 1,2 a 2 gramas de proteínas por quilo, a depender do seu peso.

Encontradas em carnes vermelhas, aves, peixes e leguminosas, veja o que acontece com o seu corpo quando você come proteínas em excesso, especialmente quando esse consumo não é acompanhado de atividades físicas.

Você se sente inchado

Dietas ricas em proteínas podem não incluir outros nutrientes, como fibras, o que causa constipação. O resultado disso é o desconforto abdominal e inchaço.

Você não sente fome

Esse é um efeito positivo no consumo maior de proteínas. O aumento da saciedade pode contribuir para a redução do peso, especialmente porque a fome é uma das responsáveis pelas más escolhas alimentares, como gorduras e frituras.

Ganho de gordura localizada

Proteína em excesso pode causar ganho de gordura abdominal. Isso acontece porque nem sempre ela se traduz em músculos. Pelo contrário, pode representar aumento de gordura, especialmente na barriga. O ideal é consumir proteínas e fazer atividades físicas.

Mau hálito

Consumir quantidades pequenas de carboidratos ou eliminar completamente este item de sua alimentação pode causar mau hálito. Isso porque o corpo passa forçar a produção de energia por meio de outras partes do organismo, no processo conhecido como cetose.

Cérebro fica menos ágil

Consumir pouco carboidrato pode afetar negativamente o funcionamento cerebral. Desse modo, o cérebro fica sem estímulo suficiente e reduz a concentração, aumentando as chances de confusão mental.

Metais pesados podem contaminar sua corrente sanguínea

Consumir muita proteína em pó pode ser prejudicial para a saúde, porque muitas delas contêm metais pesados, como chumbo, mercúrio e arsênio, relacionados a danos cerebrais e a outros órgãos.

Você pode ficar frequentemente doente

O consumo excessivo de proteínas pode afetar o seu consumo de outros nutrientes, como frutas e grãos, que são responsáveis por fornecer compostos anti-inflamatórios e antioxidantes para o organismo, responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico. Assim, as doenças podem ser mais frequentes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.