Apple tem patente de função que trava os carros com motoristas alcoolizados

O recurso da Apple CarKey é um serviço que tem a capacidade de suportar chaves digitais de carro para desbloqueá-lo usando o iPhone ou Apple Watch.

A Apple planeja expandir as funções do CarKey neste ano. Esse recurso é inovador para a rede de smartphones existentes. Além disso, foi registrada uma patente no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO) que mostra que esse recurso pode até travar o carro de um motorista alcoolizado. Confira mais informações sobre essa novidade.

Leia mais: Apple lança iniciativa para que clientes façam o conserto de seus iPhones

Primeiro, o que é Apple CarKey?

O recurso da Apple CarKey é um serviço que tem a capacidade de suportar chaves digitais de carro. Ou seja, você pode desbloquear seu veículo usando o seu aparelho iPhone ou Apple Watch, com o uso de NFC (Near Field Communication), ou no iOS 15 com o Ultra Wideband (UWB). Assim como o Apple Pay, a chave digital do seu carro é armazenada com segurança no sistema da Apple Wallet.

Expansão das funções do Apple CarKey

A patente apontada pela Patently Apple diz que o próprio iPhone, o Apple Watch ou um acessório conectado poderia indicar os níveis de álcool e amônia no sangue de um motorista. Dessa forma, as informações seriam compartilhadas com o CarKey para determinar se o veículo seria travado para dirigir ou não.

Além disso, o aplicativo pode até mesmo implementar pequenos desafios mentais para testar as habilidades do motorista, o que pode indicar se ele está realmente apto para dirigir. Outra opção que se mostra viável é usar o acelerômetro do celular ou relógio para medir o nível de equilíbrio do usuário.

Patente da Apple não é recente

Embora essas ideias pareçam criações recentes, deve-se mencionar que a Apple já registrou uma patente para um recurso semelhante no início de 2021. A BACtrack exibiu uma pulseira Apple Watch que mede o nível de álcool no sangue de um motorista durante a CES 2017.

Por fim, a patente menciona que a segurança ainda é responsabilidade primordial do usuário, afinal não é somente a bebida que pode ocasionar um acidente de trânsito, então o ideal é ter responsabilidade ao dirigir um automóvel. O recurso ainda não está integrado ao CarKey, mas seria interessante ver mais dessa opção de segurança nos carros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More