O que é avaliação?

Quando chega em época de provas, é muito comum os alunos ficarem ansiosos. Por isso, avaliações acabam se tornando mais eficazes na hora de avaliar os alunos. Saiba por qual motivo.

0

Geralmente quando os professores falam em provas, os alunos ficam muito ansiosos. Isso acontece pela insegurança, principalmente em disciplinas consideradas mais difíceis pelos estudantes.

Por isso, alguns professores preferem adotar métodos de avaliações que ao invés de deixar o aluno focado apenas em provas, têm a preferência de avaliar o aluno de acordo com a rotina escolar.

Isso se torna possível através de trabalhos em grupo, exposições orais, produções de texto, entre outras.

O que é e como funciona a avaliação?

A avaliação deve ser feita naturalmente. Nas etapas do ano letivo, o educador deve ter noção dos conteúdos que foram assimilados pelos alunos. Por isso, diferente de como era antes, avaliação não consiste em apenas aplicar provas e aprovar ou reprovar o aluno.

Para avaliações, não deve existir uma semana específica ou datas marcadas. O processo deve ser diário, e a nota correspondente aos testes, provas, trabalhos em grupo e até mesmo comportamento.

Algumas técnicas avaliativas podem ser provas em grupo, com pesquisa, resoluções de problemas, fazendo assim com que não fiquem presos somente às formas mais tradicionais.

É necessário entender que as avaliações não consistem somente em provas e notas, mas em processos de aprendizados contínuos, com a intenção de corrigir erros e definir novos conhecimentos.

O que fazer se a maioria da turma não for bem nas avaliações?

Se você, como educador, observar que a maioria da turma não foi bem nas avaliações, tente entender se os estudantes conseguiram assimilar o que foi ensinado anteriormente.

Além disso, converse com a turma sobre quais procedimentos eles usam na hora de estudar e registre como os conteúdos foram explorados em sala de aula. Se necessário, retorne ao conteúdo.

Veja também: Linhas Pedagógicas: Conheça os diferentes tipos de escola e de educação

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.