O que é o colesterol LDL e HDL?

Os famosos HDL e LDL, colesterol bom e ruim desempenham funções importantes referentes à taxa de gordura. Veja por que recebem esse título.

0

Sem dúvidas você já ouvi falar em colesterol bom e colesterol ruim, não é mesmo? São os famosos LDL e HDL. Mas, o que os fazem levar esse título?

A verdade é que apesar de o colesterol ser constantemente associado a problemas cardíacos, o colesterol é importante para o bom funcionamento do corpo.

Para que o colesterol circule pelo organismo, é necessário a presença de lipoproteínas, que por sua vez, são formadas por lipídios e proteínas. Essas lipoproteínas são dividas em diferentes classes. E é nesse momento em que duas delas se destacam: os famosos HDL e LDL.

O que é colesterol LDL?

LDL (lipoproteína de baixa densidade) é responsável pela garantia do transporte do colesterol para membranas ou para locais onde ocorrerão a síntese de hormônios.

Todavia, a LDL pode-se acumular-se nos vasos sanguíneos, provocando inflamação e o surgimento de placas de colesterol conhecidas como placas ateroscleróticas, que faz com que o diâmetro do vaso sanguíneo fique bastante reduzido, com chances de até mesmo ser obstruído.

Esse processo leva ao acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas, o que se conhece como aterosclerose.

Justamente por conta desse acúmulo de gordura nas artérias, que pode gerar a obstrução das mesmas e, por consequência, grave problemas de saúde, que o LDL ficou conhecido como colesterol ruim.

O que é colesterol HDL?

HDL (lipoproteína de alta densidade) é responsável por retirar o excesso de colesterol dos tecidos e levá-los até o fígado, por meio do que se conhece como transporte reverso, que por sua vez utiliza o material na fabricação da bile e garante a sua saída pelas fezes.

Além disso, a HDL oferece outros benefícios ao corpo. Pesquisas já revelarem seu potencial antioxidante, anticoagulante e também anti-inflamatório. Por isso, essa lipoproteína é conhecida popularmente como colesterol bom.

Simplificando, enquanto o LDL transporta o colesterol do fígado às células, o HDL faz o contrário, retirando o excesso de colesterol e levando-o de volta ao fígado, com o objetivo de ser eliminado pelo corpo

Valores ideais de HDL e LDL no organismo

HDL: Quando os níveis de HDL estão abaixo de 40mg/dl é considerado irregular, e também podem desencadear aterosclerose. O ideal é que os valores sejam superiores a 60mg/dl.

LDL: Já para LDL, o ideal é os níveis fiquem abaixo de 100 mg/dl. Valores acima de 160 mg/dl são inadequados. Quando acima de 190 mg/dl, os níveis são considerados muito altos.

Importante frisar que por mais que o HDL seja considerado um bom colesterol, valores muito elevados também não são saudáveis.

O melhor é consultar um médico regularmente e realizar exames para verificar os níveis dessas lipoproteínas em seu sangue.

Veja também: 10 Doenças Causadas pela Má Alimentação

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.