O que é Corpus Christi? Veja o que é comemorado nesta data
A data é comemorada sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
Geralmente, em meados de maio e junho, sempre em uma quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, é comemorado o dia de Corpus Christi.
Muitos não veem significado ou simplesmente não têm conhecimento sobre a razão da data, só a enxergam como um simples feriado (caso haja), quando na verdade há uma grande homenagem por trás da data.
O que é Corpus Christi?
O Corpus Christi (Corpo de Cristo) é uma comemoração da Igreja Católica que celebra mistério da eucaristia, isto é, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Significado e origem do Corpus Christi
De origem latina, Corpus Christi é uma expressão que na tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Com esse nome, pode-se prever o que será celebrado: uma homenagem à eucaristia.
No catolicismo, esse sacramento é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nessa ocasião, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, enquanto o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.
Tapetes de Corpus Christi
Os tapetes são uma tradição realizada durante o dia de Corpus Christi em muitas partes do Brasil.
Durante a celebração da data, uma das principais tradições é a atividade de produzir tapetes, os quais representam símbolos e cenas importantes da fé católica. Eles são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia. Essa atividade é de origem portuguesa e virou tendência em algumas regiões brasileiras.
Corpus Christi é feriado?
A data pode ser calculada como sendo a primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade ou então 60 dias após o domingo de Páscoa. No Brasil, a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira em simbologia ao fato de que a Última Ceia ocorreu neste dia da semana.
Porém, o que muita gente não sabe é que Corpus Christi não é feriado nacional, já que foi classificado pelo governo federal como ponto facultativo, ou seja, a entidade patronal é quem define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.