Dígito Verificador – O que é e como funciona
Com mecanismos de autenticação e validação numérica, o dígito verificador é uma excelente ferramenta de controle no combate às fraudes bancárias.
Geralmente é representado pela letra “x”.
A relação de números antes do traço varia de instituição financeira, mas o algarismo após o hífen sempre será o dígito verificador.
Um outro nome dado à esse número é o de “algarismo de controle”, em razão do seu uso como mecanismo de autenticação.
Esse procedimento tem a função de verificação da validade e autenticação de um número. Resumindo: o objetivo do dígito verificador é o de “apurar” se os dados numéricos de uma agência ou conta são de fato reais ou se não passam de fraudes.
Como funciona o cálculo do dígito verificador da conta e da agência?
Os cálculos realizados para determinar um número exato do dígito verificador podem ser feitos por meio de diferentes operações matemáticas que variam de acordo com cada sistema.
Um dos métodos utilizados é o de multiplicar todos os números da conta (com exceção do dígito) e em seguida dividir por 11. O resultado desse valor é subtraído pela base 11, gerando assim o algarismo que representa o dígito verificador.
Outra opção é calcular o somatório dos números das multiplicações. Caso o resultado de uma multiplicação seja 12, faz-se a soma dos algarismos 1 e 2, resultando no número 3. Em seguida, a resposta da soma é dividida por 10.
Nos casos em que o dígito resultante for diferente de zero, calcula-se esse valor por meio da subtração por 10.
Como identificar o dígito verificador da conta corrente e da agência do banco no cartão?
Para localizar o dígito verificador da conta corrente e da agência do banco é muito simples. Geralmente, as instituições financeiras disponibilizam esses dados na parte frontal do cartão, abaixo do nome.
Primeiramente, tem-se os números da conta seguidos pelos números da agência. Ambos com o dígito verificador após o traço.
O formato e a quantidade de números varia de banco para banco, sendo o mais comum o modelo “00000-0”. Confira no exemplo a seguir:
Quando utiliza-se o dígito verificador?
Utiliza-se o dígito verificador para operações financeiras como transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TED (Transferência Eletrônica Disponível) para uma poupança ou conta corrente.
Nessa hora, o mecanismo de verificação do dígito fará a confirmação de que a conta realmente existe, evitando que o usuário deposite em uma conta fantasma.
Veja também:
- O que é Código Postal?
- TED e DOC: Saiba a diferença entre as operações
- Número dos Bancos Para DOC e TED; TODOS!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.