O que é fecundação?

A fecundação ocorre durante a reprodução sexuada.

0

O que é fecundação? A fecundação é um acontecimento biológico natural onde ocorre a união de um gameta masculino e um gameta feminino formando um zigoto que dará origem ao novo embrião.

Esse fenômeno acontece em todos os organismos que se reproduzem sexuadamente, sejam eles animais ou plantas.

Organismos monoicos e dioicos

  • Dioicos: dizemos que uma espécie é dioica quando ela possui indivíduos com sexos separados, ou seja, indivíduos que produzem gametas femininos e indivíduos que produzem gametas masculinos.
  • Monoicos: uma espécie é monoica quando em um mesmo indivíduo são produzidos tanto os gametas masculinos quanto os femininos.

Os gametas e a hereditariedade

Os nomes dos gametas diferem entre plantas e animais. Nos animais os gametas femininos são chamados óvulos e os masculinos espermatozoides. Nas plantas, o gameta feminino é a oosfera e o masculino o anterozoide.

Esses gametas carregam a carga genética do indivíduo. Sendo assim, sempre que existe troca de gametas entre indivíduos diferentes acontece variabilidade genética.

Tipos de fecundação

Fecundação interna: ocorre dentro do corpo de um dos indivíduos que produziu gametas, normalmente o macho coloca os gametas dentro do corpo da fêmea.

Fecundação externa: os gametas são liberados no meio, em geral água, e se fecundam sem a proteção do corpo do indivíduo adulto.

Fecundação cruzada: é o tipo de fecundação que garante a variabilidade genética. Ela acontece quando os indivíduos diferentes trocam gametas e é o único tipo possível nos organismos dioicos. Entretanto, também pode acontecer nos monoicos que tem autoincompatibilidade, ou seja, não geram o zigoto a partir de seu próprio material genético.

Autofecundação: quando as espécies monoicas não possuem autoincompatibilidade pode ocorrer a autofecundação, ou seja, a fecundação acontece entre os gametas produzidos pelo mesmo indivíduo. Essa forma de fecundação apesar de eficiente, não garante tanta variabilidade genética para a espécie como na fecundação cruzada.

Fecundação humana

A espécie humana é dioica, ou seja, as mulheres produzem os óvulos e os homens os espermatozoides. A fecundação é interna, os espermatozoides são depositados no colo do útero da mulher, nadam no útero em direção as trompas onde encontram o óvulo.

Milhares de espermatozoides percorrem esse caminho, mas somente um penetra o óvulo e deposita seu material genético, ocorrendo assim a fecundação que dá origem ao zigoto. O zigoto migra e se fixa na parede do útero.

Fecundação Humana
Fecundação Humana

A fecundação irá enviar sinais químicos para a produção de gonadotrofina coriônica humana (HCG), que impede que a mulher tenha novas ovulações e menstruações durante a gestação. Esse é hormônio utilizado pelos laboratórios para fazer o teste de gravidez através de uma amostra de sangue.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.