O que é ‘flopar’? Entenda o termo e veja como evitar o seu significado nas redes sociais

Considere algumas dicas de engajamento, conteúdo de qualidade e estratégias eficazes, que são os 'antídotos' contra o 'flop'.

As redes sociais mudaram a forma como as pessoas interagem no mundo e até adicionaram novas “gírias” ao vocabulário popular. Essa linguagem própria da internet criou o termo “flopar”, uma palavra muito usada em comentários e vídeos das redes sociais.

A expressão é tão popular que se tornou um verbo com um significado muito específico para as pessoas que publicam conteúdo na web, principalmente no Instagram, no YouTube e no TikTok.

Apesar de não ser fácil acompanhar a linguagem digital das novas gerações, saber sobre essa palavra é importante para conseguir interagir nas redes sociais, produzindo publicações valiosas.

O que é flopar nas redes sociais?

Basicamente, “flopar” na web significa que a publicação não teve o desempenho ideal, o que pode prejudicar o alcance e o engajamento do conteúdo.

É uma expressão muito usada para comentar conteúdo de marcas ou artistas que fracassaram durante um lançamento. Da mesma forma, o “flop” também se aplica às publicações de qualquer pessoa, como fotos, reels ou story, que não receberam muitas curtidas, visualizações e comentários.

(Imagem: Freepik/Reprodução)

Dicas para não flopar na internet

Entenda seu público-alvo

Mesmo que você não use as redes sociais com um objetivo comercial, é essencial conhecer os interesses das pessoas que seguem suas páginas, principalmente Instagram, Facebook e TikTok. Essas redes sociais analisam os conteúdos mais populares e impulsionam as publicações, fazendo com que mais pessoas possam ver e interagir.

Faça um planejamento de conteúdo

Outra dica importante é criar uma estratégia sobre as pautas e a frequência das publicações. Desse modo, seu conteúdo será constante, aumentando a sua presença digital e a convivência com seus seguidores.

Pesquise hashtags e trends

O TikTok demonstrou o poder de seguir uma trend, aquele tipo de conteúdo popular que viralizou rapidamente. Então, observe quais são as tendências interessantes da web e faça uma versão para o seu conteúdo. Além disso, as hashtags nas publicações fazem com que os post sejam facilmente encontrados, aumentando a visibilidade.

Crie conteúdos relevantes

Além de aumentar a frequência das publicações, também é necessário produzir conteúdo relevante. Desse modo, ele pode ser informativo, engraçado, inspirador ou valioso por outro motivo que incentiva a interação do público.

Saiba o melhor horário para publicar

Cada rede social tem um perfil de público e horários nos quais as pessoas mais acessam a plataforma. Por isso, é vantajoso publicar as postagens quando o seu público está mais ativo e interessado.

Incentive o engajamento do público

Aproveite as publicações para interagir com as pessoas, fazendo networking e criando um senso de comunidade no seu perfil. Portanto, faça perguntas, responda comentários, peça opiniões e incentive os seguidores a interagirem com seu conteúdo.

Analise as métricas

Por fim, para entender como foi o desempenho do seu planejamento, será necessário analisar as publicações. Observe o número de curtidas, visualizações, compartilhamentos e comentários.

Cada rede social também tem configurações que analisam os conteúdos, oferecendo dados de impressões, perfil de público e alcance.

Definitivamente, nenhuma pessoa quer “flopar” na web, mas, para evitar essa situação, é essencial construir a presença digital e desenvolver uma estratégia que combine personalidade e postagens interessantes.

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