O que é nicho ecológico?

Conceito se refere não só ao espaço físico ocupado por uma espécie, mas também às funções que ela exerce no ecossistema.

Nicho ecológico é o conjunto de condições que permitem a cada espécie, seja animal ou vegetal, sua sobrevivência no ambiente. É o modo de vida dessas populações e inclui variáveis como umidade, temperatura, hábitos, disponibilidade de alimentos, predadores, tipo de reprodução, entre outras.

O nicho também mostra como cada espécie explora os recursos disponíveis na natureza, ou seja, representa o papel ecológico de cada uma no ecossistema.

Isso inclui suas relações ecológicas, por exemplo, a forma como se alimentam, se reproduzem ou escapam dos predadores.

Esses fatores são determinantes para descobrir porque uma população consegue se adaptar bem em certo ambiente, mas não consegue sobreviver em outro.

Como não existem espécies iguais, cada uma interage com o ambiente de forma distinta, portanto, cada espécie possui um nicho diferente.

Tipos de nicho ecológico

Existem dois tipos de Nicho Ecológico: o fundamental e o realizado, sendo que ambos consideram os elementos que permitem a conservação de uma população viável.

A diferença é que o nicho ecológico fundamental faz essa avaliação desconsiderando outras espécies, enquanto o realizado analisa esses fatores com a presença de predadores e competidores.

Caso duas espécies apresentem o mesmo nicho ecológico, utilizando os mesmos recursos do ambiente, naturalmente elas tendem a competir entre si.

Nesse caso, existem duas hipóteses: essas espécies acabam mudando seu nicho, ou entram em uma competição tão intensa que uma causa a extinção da outra. No entanto, existem algumas espécies que, mesmo possuindo o mesmo nicho, conseguem coexistir no mesmo ambiente.

Diferença entre nicho ecológico e habitat

É importante ressaltar a diferença entre Habitat e Nicho Ecológico, que são conceitos relacionados e, por isso, frequentemente confundidos.

O habitat é o local onde cada espécie vive, enquanto o nicho se refere à função que a espécie desenvolve dentro do habitat.

Em um mesmo habitat, podem existir vários nichos diferentes.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More