O que é Peculato?
O peculato geralmente é feito por uma pessoa encarregada da tutela daquela propriedade. A apropriação indébita de fundos públicos é um crime grave.
Crime Peculato
O peculato geralmente é feito por uma pessoa encarregada da tutela daquela propriedade. A apropriação indébita de fundos públicos é um crime grave.
Na maioria dos casos, o uso indevido é para beneficiar injustamente o servidor público. O peculato é semelhante a apropriação indébita no entanto, uma diferença importante é que o primeiro ocorre apenas quando se trata de fundos e servidores públicos, enquanto o último não tem tal limitação.
Um exemplo de peculato é quando um prefeito usa fundos públicos para comprar presentes para si ou para qualquer outra pessoa.
Existem vários elementos-chave que a acusação deve provar para acusar alguém com esse crime. Primeiro, o réu deve ter sido um servidor de alguma cidade, estado ou município ou da esfera federal.
Em segundo lugar, a pessoa deve ter sido responsável pelos fundos públicos. Em terceiro lugar, o réu deve ter desviado todo ou parte do dinheiro para uso pessoal ou para outro propósito ilícito.
Confira o Artigo 312, que trata sobre esse assunto:
“Art. 312 – Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.”
Tipos de Peculato
- Peculato Apropriação;
- Peculato desvio;
- Peculato furto;
- Peculato culposo;
- Peculato mediante erro de outrem;
- Peculato Eletrônico.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.