O que é supernova? – Como é formada, Sol, Estrelas supermassivas

Você sabe o que é uma supernova? Quando as estrelas estão em fase de morte passam por fusão nuclear e formam impressionantes obras de arte no universo.


O que é uma supernova?

As supernovas são estrelas supermassivas na fase de morte.

Como acontece a formação de uma supernova?

Toda estrela é composta principalmente pelos elementos hélio e hidrogênio. Quando esse último elemento acaba, o astro começa a transformar hélio em carbono através de fusão nuclear o que provoca uma explosão extremamente luminosa.

Em apenas alguns dias de colapso o brilho da estrela pode intensificar-se em 1 bilhão de vezes, tendo como referência o seu estado original. Porém, com passar do tempo, a temperatura e brilho diminuem lentamente.

O Sol vai se tornar uma supernova?

O nosso Sol não irá se transformar numa supernova, o fenômeno acontece com estrelas supermassivas, ou seja, que são entre 8 a 10 vezes maiores do que o Sol. O nosso astro, na fase de morte, daqui aproximadamente 5 bilhões de anos, vai se tornar uma gigante vermelha e depois uma anã branca, uma estrela bem pequena que não produz mais energia.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More