O que era usado antes da invenção do papel higiênico?
Sendo um item indispensável para a higiene nos dias atuais, o que as pessoas utilizavam antes de ter papel higiênico? Confira!
Em algum momento da sua vida, você já se perguntou o que as pessoas usavam para se limpar antes da invenção do papel higiênico? Apesar de parecer uma criação esdrúxula, esse item de higiene possui toda uma história e bastante importância.
Afinal, você já pensou como seria sua vida sem ele? Muito mais complicada, não? Acompanhe a leitura e confira o que as pessoas utilizavam antes da invenção do papel higiênico.
Veja mais em: Papel higiênico no lixo ou no vaso sanitário: Saiba o que é melhor para sua casa
História do papel higiênico
A história do papel higiênico se inicia no século 2 a.C com os chineses. Eles foram os responsáveis por inventar um material de embrulho e enchimento que servia também como papel higiênico.
Após alguns séculos, no século 6 d.C, o papel higiênico passou a ser usado de maneira ampla em toda a China. Contudo, o papel higiênico, criado necessariamente para a função de limpeza, foi desenvolvido para atender as necessidades do imperador chinês em 1391.
No século XV, o papel higiênico já estava disponível para a população, mas a sua produção em massa só se deu propriamente no século XIX.
O que as pessoas usavam antes?
A principal pergunta é: O que as pessoas usavam antes da invenção do papel higiênico? De acordo com uma professora de estudos medievais da Universidade Estadual do Texas, o estudo do modo com o qual as pessoas faziam para se limpar no banheiro é algo delicado.
Todos esses conteúdos históricos apresentam uma grande concentração de matéria orgânica que tende a se decompor rapidamente. Todavia, alguns pesquisadores obtiveram sucesso.
Uma das pesquisas, por exemplo, descobriu como os gregos faziam para limpar-se após utilizarem o banheiro. Eles usavam o óstraco, uma espécie de cerâmica de vasos quebrados que continha o nome dos rivais. Ou seja, eles se limpavam com o nome dos rivais para mostrar o seu desafeto. Curioso, não?!
Comentários estão fechados.