O que pode ser espuma na urina? Veja se é motivo para preocupação
Descubra as causas da espuma na urina e as possíveis doenças associadas. Saiba quando procurar ajuda médica e os cuidados necessários.
Você já percebeu espuma na urina? Essa situação comum pode despertar dúvidas sobre suas possíveis causas e se indicam algo mais sério. Isso porque a formação de espuma na urina pode ter diversas origens, e nem sempre está associada a problemas de saúde significativos.
Veja também: Nunca congele estes produtos: saiba o que evitar no freezer
Em outras palavras, pode ser resultado de uma eliminação rápida de urina, ligeira desidratação que a concentra, ou até mesmo pequenas quantidades de espermatozoides remanescentes na uretra masculina após a relação sexual. Saiba mais a seguir:
Espuma na urina: entenda o que pode ser
Entretanto, a presença de espuma pode também estar relacionada à presença abundante de proteínas, o que, em alguns casos, pode ser indício de questões mais sérias, como traumas físicos, uso de certos medicamentos, infecções renais ou do trato urinário, além de doenças que afetam os rins, como o mieloma.
Proteínas na urina
A proteinúria, a qual é a presença de proteínas na urina, especialmente a albumina, é mais comum em pessoas acima dos 65 anos, em indivíduos obesos e durante a gravidez.
Doenças associadas à espuma na urina: conheça as possíveis patologias
Diversas condições médicas podem estar associadas à presença de espuma na urina. Entre elas, destacam-se:
- Amiloidose: grupo de doenças relacionadas ao acúmulo anormal de proteínas amiloides em diversos órgãos e tecidos do corpo.
- Fístula vésico-cólica: condição caracterizada pela conexão anormal entre a bexiga e o cólon.
- Glomerulonefrite: afeta os pequenos aglomerados de vasos sanguíneos nos rins responsáveis pela filtração do sangue.
Infecções do trato urinário
- Mieloma múltiplo, um tipo de câncer que se desenvolve nas células plasmáticas.
- Lúpus
- Pré-eclâmpsia
- Síndrome nefrótica
Tratamentos para a presença de espuma na urina
Em muitos casos, a espuma na urina não exige tratamento específico. No entanto, em situações em que é necessário intervir, pode ser preciso ajustar a dosagem de medicamentos ou recorrer a terapias específicas, dependendo da causa do problema. Em casos de fístulas vesico-cólicas, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.
Quando consultar um médico?
Se a presença de espuma na urina persistir ou piorar ao longo do tempo, é aconselhável procurar um médico. Sintomas adicionais, como inchaço nas pernas, fadiga, náusea, anorexia, dor nas costas, fraqueza, sangue na urina, ou alterações na cor, ou odor da urina, podem indicar problemas renais que requerem atenção médica.
Além disso, mulheres grávidas devem buscar atendimento de emergência se a espuma na urina estiver associada a sintomas, como: fortes dores de cabeça, visão turva, dor abdominal ou aumento da pressão arterial.
Comentários estão fechados.