Gêmeos digitais: o que são e por que são importantes?
Conheça essa versão super inteligente de você que poderá existir de forma on-line no futuro.
Já pensou em criar uma versão on-line sua? Uma cópia exata de si mesmo, mas em uma versão ainda mais inteligente?
A realidade virtual já se tornou comum em algumas situações, e suas inovações têm se tornado progressivamente mais frequentes. Tudo o que conhecemos, aos poucos, vêm sendo replicado digitalmente, e, consequentemente, eventualmente até nós mesmos iremos sofrer essa “duplicação digital”. O resultado disso é chamado de gêmeo digital, para saber o que eles são e o que farão, confiram o artigo a seguir!
Leia mais: FGV lança E-Book gratuito que ajuda a entender o metaverso.
Gêmeos digitais: o que são e para o que servem
Com a chegada do metaverso, assuntos como esse se tornaram extremamente recorrentes. Um mundo virtual habitado somente por avatares, que representam pessoas reais, será a nova febre das tendências tecnológicas.
Um gêmeo digital é justamente uma réplica exata de algo que existe no mundo físico, porém com uma missão importante: ajudar a melhorar esse algo, ou seja, trazer, de forma inteligente, melhorias à versão real.
Inicialmente, esses gêmeos eram apenas modelos de computador em 3D. Porém, com a evolução do meio digital, juntamente ao avanço da inteligência artificial, tornou-se possível construir algo digitalmente, que está em constante aprendizado e propondo melhorias à sua inspiração real.
A jornada para o desenvolvimento desses avatares já está em estágio inicial, porém ainda bastante primitivo. Consoante o analista de tecnologia Rob Enderle, estima-se que será possível obter as primeiras versões desses “gêmeos digitais pensantes” antes do final da década.
Atualmente, é nas áreas de design de produto, distribuição e planejamento urbano que o uso dessas ferramentas é mais sofisticado. Na Fórmula 1, por exemplo, as equipes McLaren e Red Bull utilizam dos gêmeos em seus carros de corrida, para melhorá-los cada vez mais.
Já nas áreas das cidades, Singapura e Xangai possuem esses dispositivos. Em Singapura, uma das tarefas do seu gêmeo digital é ajudar a encontrar novas formas de locomoção para as pessoas, de uma maneira mais limpa, ou seja, evitando áreas de intensa poluição.
Comentários estão fechados.