Qual é o signficado da expressão “Sine Qua Non”?

Conheça o significado, sinônimo, tradução e exemplos da expressão “Sine Qua Non”

O que significa Sine Qua Non? Extremamente importante, essencial, algo que não se pode dispensar. Essas são algumas das interpretações da expressão “Sine Qua Non”.

Desconhecida por alguns, essa expressão já foi usada frequentemente pelo ex-presidente Lula, que de vez em quando, fazia uso das expressões mais nobres, até mesmo em latim, como é o caso desta em questão. Veja o exemplo a seguir:

“A educação é condição sine qua non para o crescimento. Eu tô falando sine qua non porque, o Caetano Veloso vai ouvir que tô falano sine qua non, e vai dizer “porra como o Lula tá culto'” Lula da Silva, 11 de novembro de 2009, no 9º Congresso Nacional de Iniciação Científica, na FMU, na capital paulista.

A expressão usada pelo ex-presidente indica uma condição para que determinada coisa aconteça. Ou seja, a educação é uma circunstância indispensável para o crescimento, sem ela, não há como crescer.

Como dito anteriormente, a expressão tem origem no latim sine ‘sem’, qua ‘o qual’, non ‘não’ e significa literalmente “sem a qual não”. No latim clássico, a forma correta e usual, faz referência a palavra “condicio” (condição), no entanto é frequentemente usada a palavra “conditio” (fundação): formando a frase: “Conditio sine qua non”.

Sinônimos

Usa-se como sinônimos as palavras: indispensável, obrigatório, essencial, fundamental, imprescindível, imperativo, necessário, forçoso, requerido.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More