O que significa a sigla IBGE?

O órgão é um dos mais importantes do nosso país. É ele quem realiza o estudo de realidade dos brasileiros, que serve como base de investimentos do governo.

0

Embora muito usado como fonte em várias reportagens que vemos diariamente, muitas pessoas não sabem o significado de IBGE. A sigla significa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O IBGE foi fundado em 1936. É uma das instituições mais importantes de nosso país, já que ele é responsável pela divulgação de informações demográficas, econômicas e sociais do Brasil.

O órgão é encarregado de realizar levantamentos, bem como o gerenciamento de dados e estatísticas das realidades de nosso país. É o IBGE, por exemplo, que realiza o censo demográfico. O censo é a pesquisa sobre informações da população, como número de habitantes, homens, mulheres, crianças e demais informações de controle.

Sendo assim, o seu trabalho visa trazer informações sobre a realidade brasileira, tanto para a população, como também para governo, o que pode ajudar no reconhecimento de problemas e melhorias.

Portanto, as análises do órgão podem auxiliar o governo no destino das verbas. Isso porque o censo demonstra quais setores da sociedade estão carentes e precisam de maior amparo pelos governantes.

Além disso, o IBGE é encarregado pela realização e análise do Índice de Preços ao Consumidor. O índice é feito por entrevistas mensais e serve para medir o custo de vida do consumidor.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.