Aprenda como fazer adubo líquido de maneira simples

Ter uma linda horta em casa lhe traz vantagens e, para te ajudar a mantê-lo saudável, iremos mostrar como fazer um adubo líquido.

Fazer adubação é importante, pois podemos enriquecer o solo com minerais, vitaminas e outros nutrientes. Os adubos são compostos por matéria vegetal como casca de ovos, cascas de frutas e verduras, borra de café, folhas ou lascas de madeira e também é possível utilizar restos de peixe.

Leia mais: Dicas para servir um café muito mais elaborado e cheio de sabor

Além disso, quando feito com restos de alimentos, ajuda a reaproveitar esses resíduos que iriam para o lixo e seus benefícios perdidos. Se quiser saber como fazer adubo líquido, então acompanhe essa leitura!

Como fazer

Você vai precisar reunir todas as cascas, frutas, verduras e ovos que iriam para o lixo durante uma semana. Passado esse tempo você terá uma boa quantidade de ingredientes para fazer seu adubo líquido.

Então coloque tudo junto em um processador e triture. Quando estiver bem processado você vai reservar a mistura em um pote ou balde com tampa.

O próximo passo é adicionar folhas verdes de diferentes plantas à vasilha, posteriormente adicione água – preferencialmente captada da chuva – até cobrir a mistura.

Após isso feche o recipiente e deixe assim durante 15 dias em um ambiente protegido do sol e da chuva. Depois desse tempo abra o pote e coe a mistura: o líquido retirado será o seu adubo líquido.

Como usá-lo

É tão simples quanto a sua produção: dilua o líquido que foi peneirado na proporção de 1 para 10, ou seja, 1 litro do adubo para 10 litros de água.

O adubo só deve ser usado apenas duas vezes ao mês, não sendo aconselhado utilizar em árvores pequenas, plantas recém plantadas e nem em solos que já estão com outros adubos.

Sua aplicação deve ser feita no momento da rega e apenas borrife no solo. Também não deixe cair nas folhas e caules das plantas porque pode causar queimaduras.

É importante ressaltar que a aplicação deve ser feita de manhã ou pela tarde, período em que o solo estará mais frio, para evitar qualquer impacto negativo para a planta.

Gostou dessas dicas e quer ler mais textos como esse? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More