O seu pé fica gelado com frequência? Confira 6 possíveis explicações
Confira seis possíveis causas para as baixas temperaturas nos pés e noutras extremidades do corpo, bem como algumas orientações para tratamento.
Você frequentemente sente os pés gelados, mesmo quando está envolvido em várias camadas de cobertores e com os pés cobertos por meias?
Embora seja comum sentir os pés frios no inverno ou em dias mais frios, algumas pessoas experimentam um frio persistente nos pés, independentemente das condições climáticas, o que pode ser preocupante.
Com isso em mente, trouxemos esse artigo para listar seis possíveis causas que podem contribuir para os pés gelados. Veja a seguir!
1. Fenômeno de Raynaud
O fenômeno de Raynaud é uma condição caracterizada pelo estreitamento das artérias, o que resulta em dedos das mãos e dos pés frios e dormentes.
Geralmente desencadeado por temperaturas baixas ou situações estressantes, essa condição afeta a circulação sanguínea em determinadas partes do corpo.
Essa condição é mais comum em mulheres e em pessoas que residem em regiões mais frias, sendo que as opções de tratamento envolvem medicamentos que melhoram a circulação sanguínea.
2. Hipotireoidismo
O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios suficientes, prejudicando as funções corporais. Os sintomas podem incluir fadiga, ganho de peso, problemas de memória, bem como pele fria e ressecada.
O diagnóstico é dado por meio de exames de sangue e o tratamento envolve terapia de reposição hormonal para restaurar o equilíbrio do corpo.
3. Anemia
A anemia resulta da deficiência de glóbulos vermelhos, comprometendo o fluxo de oxigênio pelo corpo. Os sintomas comuns da anemia incluem fraqueza, fadiga, dores de cabeça, palidez na pele, tontura e mãos e pés frios.
O tratamento varia de acordo com a gravidade da condição, mas geralmente envolve suplementação de ferro, ácido fólico, vitamina C e vitamina B12.
4. Neuropatia Diabética
Indivíduos com diabetes podem desenvolver neuropatia diabética periférica, uma condição caracterizada por dormência, formigamento, dor e frio constante nos pés, pernas e mãos.
Como sugestão, a prática regular de exercícios físicos e o acompanhamento médico podem ajudar no gerenciamento dessa condição.
5. Outras Neuropatias
Além do diabetes, vários fatores podem contribuir para danos nos nervos, como lesões, deficiências de vitaminas, doenças renais e hepáticas, distúrbios metabólicos e exposição a substâncias tóxicas. Essas condições podem causar pés gelados e outros sintomas relacionados.
6. Tabagismo
O tabagismo pode ter efeitos trágicos sobre a circulação sanguínea, afetando diretamente o fluxo de sangue para as extremidades. O estreitamento dos vasos sanguíneos em fumantes aumenta o risco de formação de coágulos sanguíneos.
Como consequência, pessoas que fumam podem apresentar mãos e pés frios, além de desenvolver problemas de pele, feridas, úlceras e até gangrena. Para evitar esses e outros problemas, o ideal é parar de fumar.
Comentários estão fechados.