Se o seu problema é a diabetes, saiba que o brócolis precisa ser seu aliado

O brócolis é o herói dos alimentos: é repleto de fibras, vitaminas, proteínas, minerais e precisa ser incluído na sua alimentação.

O diabetes é uma preocupação mundial e está entre os maiores distúrbios metabólicos do mundo. De acordo com o relatório da Federação Internacional de Diabetes (IDF), afeta a vida de 537 milhões de pessoas ao redor do mundo. Espera-se que esse número aumente para 643 milhões de pessoas até 2030.

O diabetes afeta diretamente a produção e a resposta da insulina no corpo humano. Dividido em tipos, em alguns casos fortalecido pela genética, o diabetes tem tratamento e precisa ser controlado. Caso a doença não seja tratada, poderá causar doenças renais, cardíacas e afetar diretamente os nervos.

Falamos de “controle” do diabetes porque, como afirmado pela ciência, não é uma doença curável. Portanto, a pessoa que tem essa doença precisa mantê-la sob controle com base em um estilo de vida saudável, que inclui alimentação e atividade física regular.

É exatamente nesse contexto que o brócolis entra em ação e demonstra todo o seu poder, como indicado por um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, sugerindo que o consumo de brócolis pode diminuir o risco de diabetes tipo 2.

O brócolis na dieta do diabético

Rico em fibras, vitaminas, minerais, proteínas e um “superalimento”, o brócolis tem baixa caloria e baixo índice glicêmico, o que indica ser um alimento indispensável para pessoas com diabetes.

Especificamente, o brócolis tem uma química capaz de preservar o revestimento do intestino delgado e, prontamente, também previne o surgimento de muitas doenças – como a diabetes. A pesquisa foi realizada no laboratório de Penn State, publicada na revista Laboratory Investigation.

O intestino delgado é responsável por filtrar e digerir os alimentos que chegam do estômago, funcionando como uma espécie de “filtro”. Ele permite que os nutrientes e a água sejam levados para o corpo, filtrando os alimentos que podem causar qualquer dano. O brócolis vai auxiliar a parede do intestino delgado a cumprir o seu papel fundamental.

Como incluir na alimentação?

Comece pela higienização

Os legumes frescos chegam cheios de bactérias e precisam ser higienizados. Lave bem o brócolis, com água corrente, antes de descascar, picar ou cozinhar.

O talo do brócolis é importante

Se você tem o hábito de remover o talo, saiba que essa é a parte que tem muitas fibras e nutrientes.

Não deixe o brócolis cozinhando por muito tempo

Os nutricionistas indicam que o brócolis não deve ficar cozinhando por muito tempo, pois pode perder todos os seus nutrientes. Dê preferência para cozinhar no vapor, por exemplo.

Acrescente o brócolis na sua rotina

Não é necessário comer apenas o legume, misture com outras fontes de nutrientes e aproveite ao máximo as receitas caseiras!

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.