Você sabe o motivo de o Leão ser o símbolo da declaração do Imposto de Renda?
A Declaração do Imposto de Renda em 2023 teve início no dia 15 de março e vai até dia 31 de maio.
Com o início do prazo para declarar o Imposto de Renda em 2023, muitas pessoas se perguntam por que o símbolo do Imposto de Renda é um leão. Para entender o motivo de associar a prestação de contas com a Receita Federal ao rei da floresta, é importante conhecer a história que tem mais de 40 anos.
Por que o símbolo do Imposto de Renda é um leão?
Em 1979, a Receita Federal, órgão do Governo Federal ligado ao Ministério da Fazenda, resolveu dar início a uma campanha publicitária com o objetivo de aumentar a arrecadação de impostos.
Assim, contratou, à época, a agência de publicidade DPZ como responsável pela criação da campanha que deveria divulgar os prazos para declaração de Imposto de Renda.
Como em toda campanha publicitária há um logotipo, para o Imposto de Renda ficou estabelecido que a marca seria um Leão, a ser desenhado por José Zaragoza, publicitário.
Somente um ano depois, em 1980, foi ao ar a campanha do Imposto de Renda com o Leão como símbolo. Transmitida pela televisão no mesmo ano, o Leão surge com rugidos, traduzidos pelo jornalista, que afirma:
“Os formulários já estão sendo entregues, comecem a juntar seus comprovantes, fazer suas contas […] O leão é manso e justo para quem faz tudo direito.”
O vídeo está disponível no YouTube, no canal da Receita Federal.
Então, por qual motivo a Receita Federal escolheu o Leão como símbolo?
Agora que você já assistiu ao vídeo e entendeu o motivo do lançamento de uma campanha publicitária, é hora de descobrir por que o símbolo do Imposto de Renda é um leão.
A resposta é bastante simples: O Fisco entendeu que o Leão tem características justas e semelhantes ao funcionamento da declaração do Imposto de Renda.
Para a Receita, o leão é um animal extremamente justo, manso, e que, por ser o rei da floresta, não ataca sem antes dar um sinal.
Dessa forma, como a Receita afirma para população o prazo de declaração do IR e quais são as consequências de não declarar e/ou ocultar informações, o Leão é um ótimo animal para estar na capa da campanha publicitária.
Após 40 anos, o Leão ainda está na mente de muitos brasileiros e até mesmo em dicionários famosos, como o Aurélio e Houaiss, para expressar a relação entre a figura do rei da floresta e o Imposto de Renda.
Comentários estão fechados.