Telemedicina foi aprovada para rede privada e pública no Distrito Federal; Como vai funcionar?

Os profissionais da saúde terão uma grande autonomia para tratar dos pacientes. No entanto, o atendimento presencial será extinto?

A primeira semana do ano começou com novidades para a saúde pública e privada do Distrito Federal. Foi aprovado o uso da telemedicina mediante a Lei n° 7.215/2023, publicada no Diário Oficial da União, sancionada pelo governador Ibaneis Rocha. A modalidade fará com que o profissional da saúde possa ter maior autonomia sobre como deseja cuidar do paciente.

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A telemedicina vai funcionar como uma assistência aos atendimentos médicos necessários. O médico terá todo o amparo tecnológico para atender o paciente, bem como a pessoa atendida também terá menos burocracia para receber o atendimento – não será preciso enfrentar filas, por exemplo. Caso o paciente se recuse a ser atendido online, poderá solicitadar o atendimento presencial sempre que quiser.

Como vai funcionar a telemedicina no Distrito Federal?

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal mencionou que a telemedicina chegará para que os atendimentos sejam mais ágeis e dinâmicos para a população. Prioritariamente, o desafio será para introduzir o novo método no sistema para que seja uma prática que funcione.

O médico poderá solicitar a consulta presencial sempre que achar necessário. Portanto, a consulta online não vai extinguir a avaliação presencial quando for preciso. Da mesma forma, o paciente também poderá solicitar uma visita ao médico sempre que achar de bom agrado fazê-lo.

A medida ainda vai exigir que o profissional seja capacitado para trabalhar online. O âmbito digital não anula o fato do profissional precisar estar apto ao cargo. Assim, o médico deverá ser capacitado e habilitado em bioética, segurança digital e responsabilidade digital para que a telemedicina funcione como esperado.

A Lei também menciona que a telemedicina só será feita caso o paciente aceite o método. Além disso, estará sob total responsabilidade do gestor responsável pelo atendimento separar um lugar privado para que o profissional possa trabalhar, com equipamento de softwares, internet exclusiva para o atendimento online e equipamentos que possam atender a demanda necessária.

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