Obesidade em cães: Conheça as raças que têm maior probabilidade de desenvolver a doença

É muito importante que o cuidador esteja atento aos sinais de obesidade nos cães e previna a doença enquanto há tempo.

Evitar que um cachorro desenvolva obesidade é fundamental para que ele viva mais e melhor. Por isso, cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos constantes precisam ser incluídos na rotina. Contudo, a depender da raça do cão, é preciso redobrá-los, já que existem de fato raças de cachorros mais propensas à obesidade.

Leia Mais: Perda de Pelo em cachorros: Entenda os motivos!

Logo, é importante que o dono esteja sempre atento. Dessa forma, ele poderá desenvolver uma dieta e um estilo de vida que seja mais compatível com a raça em questão. E se você não sabe quais raças são essas, não se preocupe, pois hoje listamos as raças de cachorro que mais desenvolvem obesidade.

Raças de cachorros mais propensas à obesidade

  • Buldogue Inglês

É muito comum encontrar Buldogues Ingleses que sejam obesos, pois a raça pode ser fator determinante nesse processo. No entanto, a obesidade será muito prejudicial ao animal, e o dono deve investir em passeios diários para impedir que haja o desenvolvimento da doença.

  • Pug

Os Pugs são muito amigáveis, brincalhões e elétricos. No entanto, eles também podem ser muito comilões, o que não pode acontecer. A alimentação do Pug precisa ser compatível com o seu tamanho pequeno, e para isso, deve ser restringida a alimentos recomendados em quantidades adequadas.

  • Dachshund (Salsicha)

A obesidade costuma ser extremamente prejudicial aos Dachshunds por conta de sua estrutura pequena e comprida, com patas curtas. Porém, infelizmente, a raça é muito propensa à essa condição. Portanto, o dono deve prevenir uma série de doenças que vem com a obesidade por meio do exercício físico e alimentação.

  • Pastor Alemão

Engana-se quem acredita que cachorros de grande porte não podem desenvolver obesidade, e que por isso devem comer muito. Na verdade, o Pastor Alemão tem se mostrado muito propenso à obesidade, especialmente quando não pratica a quantidade de exercício indicada.

  • Labrador Terrier

Os labradores podem ser muito atléticos caso a prática do exercício físico seja estimulada desde pequeno. No entanto, se esse não for o caso, pode haver um excesso de gordura que não será gasta e que será muito prejudicial à raça.

Além desses cães mencionados, é necessário também ter cuidado com o Terrier Escocês, Basset Hounds, Beagles e Boxers. Isso porque todos esses cachorros, de alguma forma, terão maior possibilidade de desenvolver obesidade.

Por isso, opte por seguir as dicas de prevenção, cuidando da alimentação e rotina do seu cachorro, além de sempre levá-lo ao veterinário. E não se esqueça de compartilhar essa matéria com os amigos que precisam saber dessa informação!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.