Oceano Índico

Os 292.131.000 km³ de água do Oceano Índico são lar de vida, eventos, história e geografia únicos no Planeta.

0

O Oceano Índico é a terceira maior depressão oceânica do Planeta, depois do Pacífico e do Atlântico, com 73.440.000 km² e banhando África, a Ásia, a Oceania e a Antártida.

Tem profundidade média de 3,9 km e foi o último oceano a se formar, durante a era Mesozóica, no evento da divisão da Gondwana. A Fossa de Java é seu ponto mais profundo, com 7,5 km de profundidade.

Comercialmente, tem importância diversificada. Suas águas são exploradas no transporte de mercadorias, como o do petróleo escoado pelo mar vermelho. Platina, manganês, vanádio e crômio são encontrados no sudeste da África.

A pesca é essencial para o sustento de diversos países e o ciclo de monções que irriga plantações no sul e sudeste asiático depende desse oceano.

Onde fica o Oceano Índico

O habitat do Oceano Índico chama-se “Índico Tropical”, caracterizado por uma temperatura elevada durante todo o ano (em média, acima dos 20ºC). Desenvolve-se assim uma vida marinha intensa, possibilitada pela formação de recifes de coral em extensão. Ilhas de origem coralínea, como as Seychelles, se foram por toda sua zona tropical.

Ao sul, o Oceano Antártico divisa com o Oceano Antártico. Ali, apresenta temperaturas mais frias. Durante o verão, a massa de ar sobre o continente permanece mais quente do que o ar sobre as águas, assim formando uma região de alta pressão sobre o oceano, que empurra esse ar úmido para sobre a terra. O fenômeno chama-se monção e gera uma pluviosidade anormal no sudeste asiático, na Índia, no sopé dos Himalaias.

Historicamente, foram as monções que permitiram com que os povos indonésios viajassem para o oeste em uma estação do ano e retornassem em outra, com o vento favorável.

Isso permitiu com que eles se estabelecessem em Madagascar há 1.200 anos. Ainda historicamente, o Índico é importante porque foi ao redor dele que as primeiras civilizações se desenvolveram.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.