Olhe para o céu em 2024: 7 fenômenos astrológicos serão intensos
Você está preparado para a virada do ano? Conheça os fenômenos astronômicos mais aguardados em 2024 e o significado de cada um deles.
O céu é um espetáculo à parte, que surpreende ao apresentar fenômenos astronômicos incríveis. Portanto, todos os anos, os astrônomos divulgam um calendário com as datas e os horários dos respectivos eventos.
Veja também: Numerologia para 2024 de sorte: descubra a cor perfeita para virar o ano!
Nesse caso, há eclipses, cometas, superluas e chuvas de meteoros que ficam visíveis em algumas partes do globo. Ou seja, representam uma oportunidade única de observar e aprender sobre o universo, além de admirar sua beleza e magia.
Estes são os fenômenos astronômicos que vão acontecer em 2024
- 21 de abril – Cometa 12P/Pons-Brooks
Primeiramente, um dos fenômenos astronômicos aguardados em 2024 é a passagem do cometa 12P/Pons-Brooks. Esse asteroide recebeu o nome de ‘’cometa do diabo’’, graças à formação de duas pontas que lembram chifres. Visto que passa a cada 71 anos, deixa um rastro de poeira e gás no céu.
- 8 de abril – Eclipse solar total na América do Norte
Em segundo lugar, no dia 8 de abril, a América do Norte será palco de um eclipse solar total. Logo, a lua deve ficar entre o sol e a Terra, projetando uma sombra sobre uma região específica do planeta. Dito isso, durante alguns minutos, o dia se transforma em noite, e é possível ver a coroa solar, uma aura de luz.
- 17 e 18 de setembro – Eclipse lunar parcial na América do Norte, do Sul, Europa, Ásia Ocidental e África às 23h44
Outra ocorrência esperada é a do eclipse lunar parcial, que acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro, às 23h44. Então, a lua entra na penumbra da Terra, ou seja, na região mais clara da sombra que o planeta projeta no espaço. Nesse caso, a lua adquire uma tonalidade avermelhada ou alaranjada.
- 2 de outubro – Eclipse solar anular na América do Sul;
No dia 2 de outubro, a América do Sul, principalmente a Argentina e o Chile, terá a possibilidade de presenciar um eclipse solar anular. Afinal, a lua vai se manter entre o sol e a Terra, formando um anel ao redor da lua. Lembre-se que a observação de um eclipse requer proteção nos olhos com um óculos especial.
- 18 de setembro – Superlua ou lua da colheita;
A superlua é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua está mais próxima da Terra, e parece maior e mais brilhante do que o normal. Ao passo que cria um clarão e amplia a colheita em diferentes culturas.
- 17 de outubro – Superlua do caçador;
Em seguida, a segunda superlua de 2024 será no dia 17 de outubro, a superlua do caçador, pois era o momento em que os povos antigos caçavam. Diante da tradição, se aproxima do equinócio de outono, que antecede a chegada do inverno.
- Várias chuvas de meteoro
Por último, as chuvas de meteoros dizem respeito aos fragmentos de asteroides que produzem rastros luminosos no céu. Por exemplo, as Quadrântidas, em 4 de janeiro; as Líridas, em 22 e 23 de abril; e as Eta Aquáridas, em 5 de maio. Essas costumam oferecer um ponto de visibilidade maior nos dois hemisférios.
Comentários estão fechados.