Internet veloz: 5G já está disponível em todas as capitais do Brasil
Os estados da região Norte foram os últimos a receber as antenas. Agora eles as têm instaladas em cinco estados.
O que parecia um mito, agora se tornou realidade: o 5G está sendo usado por milhares de brasileiros desde a sua chegada. A tecnologia, que promete acelerar as conexões de internet, chega a todas as capitais do Brasil após a instalação das antenas de quinta geração pelas três maiores operadoras de telefonia móvel do país: Claro, Vivo e Tim.
Leia mais: Chegada do 5G no Brasil e as principais novidades para quem usará essa tecnologia
Os estados da região Norte foram os últimos a receber as antenas. Agora as capitais Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) também contam com o 5G em cumprimento à primeira fase do cronograma da Anatel.
NSA E SA: versões do 5G disponíveis no Brasil
O sinal em questão ainda apresenta instabilidade e baixa velocidade. Isso acontece porque a tecnologia funciona com a frequência de 3,5GHz, que vinha apresentando sinais de interferências, mas que já foram corrigidas pela Anatel na primeira quinta-feira do mês. Depois de regularizada a situação e efetuado o pagamento das taxas de licenciamento pelas operadoras de telefonia, o 5G ficou disponível em todas as capitais do país em dois padrões.
Ambos são conhecidos por NSA e SA.
A diferença entre os padrões consiste na entrega do sinal para o usuário. Embora nas duas haja conexão de 3,5GHz, o núcleo da rede se destina apenas para a quinta geração de sinal, no 5G SA, enquanto o 5G NSA compartilha a rede com a tecnologia 4G. Dessa forma, enquanto o sinal 5G standalone, ou SA está direcionado apenas a conexões 5G, a conexão 5G non-standalone aprimora a conexão 4G ao utilizar uma frequência maior de conectividade.
Como ativar a conexão no smartphone
Não há diferença entre o uso do sinal 5G com a tecnologia NSA ou SA; no entanto, para ter acesso a qualquer um dos formatos da conexão de quinta geração, será preciso estar na área de cobertura do sinal, ou seja, em uma cidade com antena 5G. Além disso, é preciso estar em posse de um celular compatível com a tecnologia na frequência 3,5GHz.
Se o usuário do smartphone desejar se conectar à rede 5G por meio da SA, deve aderir a um plano específico de telefonia móvel nas operadoras Claro e Tim. Na Vivo, basta trocar de chip para acessar o 5G. Para a tecnologia NSA, o usuário não precisa mudar o plano contratado com a operadora nem o chip. Basta ter um telefone compatível.
Comentários estão fechados.