Organização roda cidades no Brasil em busca de brasileiros superdotados

No próximo sábado (28) ocorrerão os testes para saber quem são os brasileiros que compõem o ranking dos mais inteligentes do mundo!

Os superdotados representam uma pequena porcentagem da população mundial, com um quociente de inteligência (QI) muito acima da média. Assim, a Mensa, organização britânica fundada em 1946, tem um representante no Brasil que trabalha para identificar esses indivíduos.

Os testes serão realizados neste sábado (28) em várias cidades, para encontrar os indivíduos que estão entre os 2% com o QI mais alto do mundo. Confira mais informações!

Leia mais: 7 Dicas para lidar com alunos superdotados

O que significa ser superdotado?

Ser uma pessoa superdotada significa ter uma alta capacidade mental, ou seja, estar acima da média em relação às outras pessoas. A superdotação está ligada a um desempenho cognitivo superior, que pode ser visto tanto no nível escolar quanto em outras atividades como esportes e arte.

Esta, na verdade, é uma aptidão que não pode ser ensinada ou praticada. Uma pessoa que é superdotada geralmente tem um alto nível de capacidade de liderança, além de habilidades intelectuais. Na maioria dos casos, eles se destacam em uma área específica.

Como se dá o processo para identificar os superdotados?

Os testes QI são padrão e, especificamente para esta rodada, destinam-se a qualquer pessoa com mais de 17 anos, apenas precisando estar matriculada ou ter concluído o ensino superior.

Rodrigo Sauaia, presidente da Mensa, diz que os testes podem ser feitos em grupo (máximo de dez pessoas), como costumam fazer, mas que preferencialmente eles devem ser feitos individualmente e sob a supervisão de um psicólogo ou psicóloga no local.

As provas utilizadas são do tipo “culture fair” (como chamado em inglês), que independem da língua nativa e dos conhecimentos específicos do candidato. Para evitar que os candidatos interrompam o processo, a Mensa não revela informações detalhadas sobre os testes.

A média da população brasileira

Em março aconteceu a última rodada de testes e foram descobertos 19 brasileiros superinteligentes! Assim, às 10h do dia 28 de maio, a organização fará mais uma rodada nas seguintes localidades:

  • Brasília (DF),
  • Rio de Janeiro (RJ),
  • São José dos Campos (SP),
  • Salvador (BA),
  • Porto Alegre (RS),
  • Campinas (SP),
  • São Paulo (SP),
  • Belém (PA),
  • Belo Horizonte (MG) e
  • Ribeirão Preto (SP).

A população brasileira, em média, tem um QI de 100 pontos, com variação de 15 pontos (85 a 115). No entanto, segundo Sauaia, os superdotados têm um índice bem superior a esses valores. Para cumprir o requisito de admissão da Mensa Brasil, é necessário de pelo menos 131 pontos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More