Os 20 melhores filmes e seriados que ajudam a estudar para o Enem

Seleção que aborda temas muito cobrados nas provas do exame, como racismo, desigualdade social, guerra, violência e meio ambiente.

0

O ano vai bem até que, pah! Sai o edital do Enem 2018! Daí, você abandona nossa série favorita no Netflix e esquece os filmes que passam no cinema.

Mas, quem disse que é necessário se isolar e esquecer os momentos de lazer para sair bem no exame? Claro que a etapa exige muita dedicação, mas, dá até para usar o tempo livre como forma de preparo.

Como? Juntando o útil ao agradável! Selecionamos algumas das dicas de filmes e seriados que vão te ajudar a estudar para o Enem! Neles, temas muito recorrentes nas provas são abordados, como violência, guerra e problemas sociais.

Então, pega a pipoca, senta no sofá e … bom filme! Aliás, bons estudos!

FILMES

1. Cidade de Deus (2002)

É complicado começar uma lista sem trazer uma das obras cinematográficas mais representativas da violência no Rio de Janeiro. Ambientado na comunidade de mesmo nome, o filme traz a saga do jovem Buscapé, que analisa o dia a dia violento e dominado pelo tráfico sob seu olhar de fotógrafo.

2. Crash – No limite (2005)

O filme estrelado por Sandra Bullock ganhou o Oscar de 2016 e compõe, com seus personagens diversificados, um verdadeiro mosaico social e como as relações entre diferentes grupos são frágeis.

No longa, temas como preconceito racial, violação dos direitos humanos e conflitos urbanos são tratados de forma muito real.

3. Avatar (2009)

O filme traz um projeto terrestre que visa a exploração de uma lua que orbita o nosso planeta em busca de seus metais preciosos. Porém, um dos tripulantes acaba se apaixonando por uma das nativas e passa a defender o povo da amada.

A animação de Steven Spielberg representa a ganância do ser humano por riqueza e poder, mesmo que destrua sociedades, aparentemente, mais frágeis.

4. A Rede Social (2010)

A história de Mark Zuckerberg e a criação da maior rede social do mundo, bem como a forma como o Facebook mudou a forma com que as pessoas usam a internet e relacionam entre si.

5. Xingu (2012)

A obra brasileira conta a história dos irmãos Villas Boas que partem para a Amazônia inseridos no projeto de expansão do Brasil Central. Os três acabam se tornando figuras chave na relação com os povos indígenas. Tanto que acabam idealizando o Parque Nacional do Xingu, uma das principais reservas indígenas do país.

6. Elysium (2013)

Em pleno século XXII, a Terra está destruída e seus residentes são pobres que vivem em situação precária. Enquanto isso, os ricos habitam na Elysium, estação espacial que se torna o alvo dos habitantes daqui.

A trama se apoia na relação entre classes, frisando a desigualdade social e a frequente busca por dias melhores, bem como os movimentos migratórios da atualidade.

7. Ela (2014)

Um dos filmes mais aplaudidos dos últimos tempos escancara a relação homem x máquina em meio às transformações advindas pela tecnologia.

Por meio da paixão desenvolvida por um homem pela voz de um programa, o longa trata da veneração daquilo que não existe e a necessidade de preencher espaços vazios, ainda que por um ser artificial.

8. Que horas ela volta? (2015)

Outra pérola brasileira, desta vez, estrelada por Regina Casé. Na personagem Val, a atriz representa uma doméstica nordestina que tem a oportunidade de voltar a conviver com a filha.

Os conflitos surgem quando a jovem contesta a relação patrão-empregado, numa representação cinematográfica da sociedade segregacionista que exige, ainda que de forma velada, no Brasil.

9. Castelo de Areia (2017)

Filmes sobre guerra são inúmeros, mas, alguns se destacam pela expressão realista da mensagem que querem passar. Neste longa, soldados norte-americanos em missão precisam restabelecer o serviço de água. O problema é que isso só pode ser feito ao consertar a estação que foi destruída pelo próprio exército.

Seus melhores aliados seriam os residentes, que por sua vez, são se colocam muito dispostos a ajudar. O filme traz um recorte da Guerra do Iraque, iniciada em 2003, mas, vai além as trincheiras e bombas, revelando as consequências sociais do conflito.

10. Dunkirk (2017)

O longa conta a história da evacuação de Dunkirk, França, em plena Segunda Guerra Mundial. Neste período, 300 mil soldados britânicos e franceses foram resgatados após ação dos alemães.

SÉRIES E DOCUMENTÁRIOS

11. The Big Bang Theory

Nem só de Sheldon Cooper vive a série! Os personagens, ainda que bem estereotipados, trazem informações sobre Física, Engenharia, Astronomia e o mundo geek.

Basta ver as tentativas do dr. Cooper de explicar a Teoria dos Jogos para a vizinha Penny ou sua perseguição em comprovar a Teoria das Cordas.

12. Saturday Night Live

Um dos programas de maior sucesso nos Estados Unidos não é só humor. Bastante respeitado, o programa satiriza temas variados, sem deixar uma visão politizada sobre atualidades e a política internacional.

13. Roma

Deixando a comédia, passamos para o drama épico desta série que mostra acontecimentos ambientados na era antes de Cristo.

Nela, o telespectador acompanha o período de transição da Antiga Roma de República para Império. Com isso, começa com o famoso imperador Júlio César e termina a primeira temporada com o imperador Augusto.

14. Os Tudors

Ainda na pegada épica, a série é baseada na história do Rei Henrique VIII da Inglaterra.

Em meio a cenas bem fortes, o seriado trata do casamento infeliz com Catarina de Aragão, a paixão por Ana Bolena e o rompimento com a Igreja Católica. Falando nisso, o surgimento da Igreja Anglicana na Inglaterra é bem retratado.

15. The Crown

A aclamada série conta a história da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido. O drama segue as rivalidades políticas e intrigas românticas do reinado, além dos eventos que marcaram a sua história.

16. Black Mirror

Pode até ser surreal, mas, a série traz um retrato fiel de como a sociedade se relaciona com a tecnologia. Os vícios, superexposição e a segregação são algumas das características reveladas pela obsessão e fraqueza do ser humano frente às novas criações tecnológicas.

17. Olhos Azuis

O documentário da Netflix trata da questão racial nos Estados Unidos.

18. The World’s War: Forgotten Soldiers of the Empire

A série da BBC disponível pela Netflix traz, de forma magistral, um retrato dos soldados que lutaram na Grande Guerra.

19. Apocalipse – a Segunda Guerra Mundial

Seguindo a temática do conflito, a série em seis episódios produzida pela NatGeo traz imagens da época.

20. Prelude to War

Quer ver como foi a ascensão do autoritarismo no Japão, Itália e Alemanha? Assista a esse documentário feito por Frank Capra disponível no Netflix.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.