Os benefícios da castanha-do-pará e o seu consumo exagerado
Veja a proporção ideal a ser consumida por dia para que não te cause prejuízos.
A castanha-do-pará, da categoria das oleaginosas, assim como as amêndoas e nozes, tem uma variedade de benefícios para a saúde. No entanto, é importante saber consumir na dosagem certa. Pois sabemos que qualquer alimento ingerido em excesso, mesmo que considerado saudável, pode causar danos. Por isso, confira a seguir os seus benefícios e o que pode ocorrer se consumir em exagero essa oleaginosa.
Leia mais: Saiba como germinar castanha de caju com esse passo a passo; confira
Alguns benefícios dessa castanha
- Melhora a saúde do coração
Rica em antioxidantes e outros compostos como selênio e vitamina E, que ajudam a diminuir o colesterol LDL (mau colesterol) e, assim, também o risco de doenças como infarto e aterosclerose.
- Potencial para prevenir o câncer
Por causa do seu alto teor de selênio, vitamina E e flavonóides (estes compostos contém inúmeros antioxidantes), essa castanha auxilia na prevenção de certos tipos de câncer, principalmente câncer de pulmão, mama, próstata e cólon.
- Auxilia no funcionamento saudável do cérebro
A castanha do pará é rica em selênio e vitamina E, ambos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a melhorar a função cognitiva e prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson e demência senil.
- Diminui a pressão alta
Além disso, por ser rica em arginina, magnésio, potássio e antioxidantes, o consumo de castanha do pará pode promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a pressão arterial.
- Fortalece o sistema de defesa do corpo
Essa oleaginosa também fortalece o sistema imunológico devido à presença de vários componentes, como o selênio, que possui propriedades antioxidantes e auxilia na redução da inflamação.
O que acontece se exagerar no consumo de castanha-do-pará?
É importante ficar atento à quantidade, pois o exagero pode prejudicar a saúde. No caso desta oleaginosa, o selênio (a mesma substância que combate o câncer) pode causar efeitos colaterais.
Grandes quantidades deste componente no sangue podem levar a uma condição chamada envenenamento por selênio, que é caracterizada pelo seu excesso no corpo. Com isso, podem ocorrer sintomas como náuseas, fadiga, vômitos e diarreia.
Em geral, todas as castanhas devem ser consumidas em pequenas quantidades. Portanto, estima-se que apenas um punhado de castanha por dia pode proporcionar os benefícios proporcionados pelas oleaginosas. No entanto, confira a dosagem ideal para você com um nutricionista!
Comentários estão fechados.