Os cachorros nem sempre querem carinho na barriga ao deitar-se; sinal podem indicar outra coisa
Por mais tentador que seja dar carinho na barriga de seu cão, nem sempre ele deseja isso e o melhor a se fazer é evitar.
Cães costumam aprender desde cedo que, se rolarem no chão e pararem com a barriga para cima, eles recebem carinho. Essas carícias do seu dono costumam liberar hormônios da felicidade, o que aumenta a conexão entre o canino e o humano. Porém, nem sempre o seu cachorro deseja esse tipo de carícia. Saiba mais sobre o carinho na barriga do cachorro e quando é melhor evitar.
Leia mais: Raças de cachorros que requerem maiores cuidados dos donos
Razões para cães deitarem de barriga para cima
Adam Femi, treinador de cães estadunidense e funcionário da empresa de alimentos naturais para cães Arking Heads, declarou que o ato de deitar-se com a barriga para cima nem sempre significa que o cachorro deseja carinho. Veja o que ele diz:
Submissão é uma das causas desse comportamento
Segundo Adam, o ato de deitar-se com a barriga à mostra significa um ato de submissão. Ou seja, na linguagem corporal canina, mostra que o cão confia no seu tutor e o obedece, o que pode ser um importante indicativo.
Submissão por medo também
Cachorros também podem demonstrar submissão por medo. Nesse caso, deitar-se desta maneira significa que ele está assustado e pronto para ser atacado. Dessa forma, dar carinho em sua barriga pode ser perigoso, pois ele pode tentar se defender.
Alguns cachorros evitam toques próximo ao estômago
Alguns caninos se sentem desconfortáveis quando são tocados próximo ao estômago. Por esse motivo, se você nunca tentou fazer carinho em seu cachorro nesta região, o ideal é acariciá-lo aos poucos, quando ele aparentar estar de bom humor, percebendo até que ponto ele permite que você vá. Será facilmente perceptível se ele gostar do carinho. Se não, evite.
Por que cachorros gostam de carinho na barriga?
Como dito anteriormente, deitar-se nessa posição significa que ele se submete ao seu tutor. Por isso, ele prova que confia bastante. Sendo assim, quando o cachorro permite carinho e massagem na barriga, ele sente-se amado e protegido, e neurotransmissores relacionados à alegria e ao amor são liberados. Como consequência, o vínculo de amizade e confiança aumenta cada vez mais.
Comentários estão fechados.