Os corantes alimentícios fazem mal?

Muito comuns no ato de temperar a comida, esses ingredientes levantam dúvidas sobre as consequências de seu consumo.

Muitos alimentos possuem corantes alimentícios, mas consumir alimentos que têm muito corante pode causar danos, como alergias, doenças inflamatórias intestinais, bem como interferir no sistema metabólico. A seguir separamos algumas informações para você sobre os corantes presentes na alimentação.

Leia mais: O que o consumo de corantes artificiais pode trazer para saúde?

Alimentos com corante

Em nosso cotidiano, consumimos corantes sem nem saber, pois é um ponto que chama a atenção na comida. Um exemplo disso é quando vamos comprar um suco de uva em pó, esperamos que seja arroxeado, se caso ele fosse transparente, com a ausência de corante, seria menos atrativo.

Uma revista científica, a Nature Communications, utilizou animais para experimentos com alimentos com corantes para descobrir se o consumo prolongado de corantes é algo prejudicial à saúde. Com esses testes, eles confirmaram que o consumo pode causar danos à saúde intestinal e promover inflamações.

Os corantes afetam a função da barreira intestinal e aumentam a produção de serotonina, o que acaba alterando a composição da microbiota intestinal, aumentando a suscetibilidade à colite.  A colite é uma doença intestinal inflamatória crônica em que o intestino grosso fica inflamado e acaba causando crises de diarreia com sangue, febre e cólicas abdominais.

Corantes são ingredientes comuns em doces, refrigerantes e cereais. Além de atualmente serem muito mais usados, eles podem modificar a textura de alguns alimentos.

Corantes de base natural

Se você procura consumir produtos com cores mais vivas, mas quer algo mais saudável, existem os extratos da pigmentação da beterraba, da abóbora, da cúrcuma, entre vários outros. Esses alimentos que possuem já uma pigmentação forte e natural podem ser utilizados em bolos, tortas e cupcakes, para fazer massa de macarrão, pães e várias outras receitas. É só extrair a pigmentação deles.

Para evitar o consumo de alimentos com corantes artificiais, confira o rótulo do produto e verifique se há “Colorido artificialmente”, caso note essa informação, trata-se de um produto que você deve descartar.

Você pode fazer seus próprios corantes naturais, na sua casa, utilizando beterraba, framboesas, amoras, manga, repolho roxo, qualquer tipo de folha verde e cenouras.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.