Hoje (05) é o último dia de inscrições no ProUni 2022/2

Os participantes devem ter feito a edição de 2021 do Enem e não podem ter tirado zero na prova de redação.

Termina hoje (5) o período de inscrição para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2022/2. Os alunos interessados devem se inscrever pelo site clicando aqui até às 23h59.

Para participar da seleção, o interessado deve ter feito a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e ter pontuação mínima nas matérias. O programa já é responsável por auxiliar milhares de brasileiros a concluir o Ensino Superior. Confira mais sobre o ProUni 2022 e suas inscrições no texto abaixo.

Leia Mais: FIES: Saiba quem tem direito a ter 99% de desconto em pagamento

Regras para participar do ProUni

Ao contrário de outros programas de ingresso no Ensino Superior, como o FIES, é preciso ter feito a edição anterior do Enem para participar da seleção. Mas não é só isso, pois participantes que tiraram zero na prova de redação também não poderão concorrer às vagas. Além disso, o programa também estabelece critérios de média mínima em cada uma das matérias. No caso, é preciso ter no mínimo 450 de pontuação em todas as áreas de conhecimento do Enem.

Então, dentro desses critérios, o estudante poderá participar da seletiva que delimita algumas prioridades. Ou seja, há tanto a modalidade de ampla concorrência quanto a de vagas exclusivas para grupos específicos. Assim, tem prioridade na seleção do ProUni os participantes que:

  • São professores na rede pública (e desejam se matricular em cursos exclusivos de licenciatura ou pedagogia);
  • Estudantes que tenham feito o Ensino Médio completo na Rede Pública de Ensino;
  • Os estudantes que tenham feito Ensino Médio parcial na Rede Pública e parcial na Rede Privada com bolsa integral ou parcial;
  • Estudantes que tenham feito o Ensino Médio completo em Rede Privada com bolsa.

Critérios de Renda e Inscrição

Por fim, vale lembrar que o ProUni distribui bolsas para quem deseja fazer algum curso em instituições de Ensino Superior particulares. Portanto, estabelece-se critérios de renda para que haja a disposição das bolsas, confira:

  • Renda de até 1,5 Salário Mínimo Per Capta para Bolsas Integrais;
  • Renda de até 3 Salários Mínimos Per Capta para Bolsas de 50%.

Toda a primeira fase de seleção acontecerá no site do ProUni que também divulgará o resultado das duas listas de chamada, a primeira sai no dia 08/08/2022 e a segunda 22/08/2022.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More