Por que as mulheres tendem a absorver menos vitamina D do que os homens?

Fatores sociais e biológicos explicam por que as mulheres apresentam menos vitamina D que os homens.

A vitamina D é um nutriente extremamente fundamental para a manutenção de um corpo saudável, pois desempenha papéis importantes, como regulação do sistema imunológico e manutenção da saúde óssea. Porém, o que poucos sabem é que esse nutriente se comporta diferente em homens e mulheres, onde pode marcar menor presença em organismos femininos.

As mulheres apresentam menos vitamina D?

Sim, as mulheres costumam apresentar menos vitamina D em seus organismos em relação à quantidade presente nos dos homens. Por mais que pareça estranho e sem sentido ouvir isso, há diversas pesquisas que comprovam a veracidade dessa afirmação.

Porém, antes de entender o motivo, é preciso saber como a vitamina D atua no nosso corpo e como é possível adquiri-la.

A importância da vitamina D

A vitamina D é responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo no intestino, prezando pela saúde óssea do nosso corpo, o que previne doenças como osteoporose e raquitismo, por exemplo.

Além disso, ela também fortalece o sistema imunológico, protegendo o organismo contra infecções e doenças de diversos tipos.

Obtenção de vitamina D

Normalmente, a obtenção de vitamina D se dá através de alimentação, exposição ao sol e suplementação. Na alimentação, o nutriente está presente em alimentos de origem animal, como carne de peixe, ovos e carne vermelha, figurando como as principais fontes da vitamina.

Porém, a exposição ao sol também é necessária para a regulação do nutriente no corpo, onde o tempo estimado de banho de sol é de 10 a 15 minutos em horários salubres.

Quando essas duas formas de obter o nutriente não são possíveis, a suplementação é uma ótima alternativa, ocorrendo através de comprimidos, cápsulas e outros medicamentos.

Mulheres podem apresentar menos vitamina D que homens

Através de pesquisas que analisaram diversos fatores que implicam na presença da vitamina D, foi possível perceber que as mulheres possuem níveis mais baixos do nutriente. Isso acontece por questões tanto sociais quanto biológicas.

Socialmente falando, as mulheres são mais preocupadas com a estética, e isso faz com que passem a usar produtos com o objetivo de proteger a pele, como maquiagem e protetor solar.

Com isso, a exposição ao sol é reduzida, e elas acabam obtendo pouca vitamina D através da exposição solar.

Já no campo biológico, é cientificamente provado que as mulheres possuem menor densidade óssea que os homens. Em outras palavras, os minerais presentes nos ossos estão em menor quantidade, fazendo com que elas possuam ossos mais fracos.

Além disso, a absorção do nutriente no organismo feminino sofre maiores alterações quando as mulheres iniciam a transição da fase reprodutiva para fase de pós-menopausa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.