Os "poderes" do mingau: confira os benefícios da aveia no corpo humano
Entenda os principais ganhos proporcionados pela aveia e o porquê este alimento deve ser incluído em suas refeições.
Você tem o hábito de comer mingau? Caso a sua resposta seja não, saiba que este alimento é excelente para a saúde e consegue proporcionar diversos benefícios para o corpo.
Isso porque há quantidades enormes de proteínas e fibras que trabalham diretamente no funcionamento do intestino. Além disso, o mingau contribui para o controle da glicemia e do colesterol.
Veja abaixo mais detalhes sobre este assunto!
O poder do mingau para a saúde humana
Bom, se você é uma das muitas pessoas que desejam prevenir doenças como a diabetes, o colesterol elevado e a obesidade, já pode começar a incluir o mingau em suas refeições. Para prepará-lo, o ingrediente principal é a aveia. Aos que não sabem, este cereal foi a fonte de alimento para muitas pessoas em séculos passados.
Quando cientistas resolveram estudar mais a fundo esse ingrediente, perceberam que nele havia muitas fibras solúveis, capazes de contribuir, e muito, para o trânsito intestinal.
Além disso, a aveia ajuda a diminuir a absorção do colesterol provindo de outros alimentos. Confira outros benefícios!
Ajuda no emagrecimento
Por ser um insumo de absorção lenta, o alimento promove uma maior sensação de saciedade. Por isso, a pessoa que ingeriu sente menos fome entre as refeições e consegue, então, manter um controle no consumo alimentar.
Auxilia na prevenção da diabetes
Por conta do baixo valor glicêmico presente nesse cereal, ele colabora com a prevenção da diabetes. Em outras palavras, as fibras presentes na aveia juntam-se ao açúcar do sangue, impedindo que os picos de glicose ocorram.
(Imagem: Divulgação)
Libera o intestino preso
Por fim, devemos dizer que a aveia possui uma fibra solúvel chamada betaglucana. Ela, por sua vez, é capaz de formar uma camada viscosa no intestino auxiliando em seu bom funcionamento.
Enquanto isso, as outras fibras solúveis aumentam o volume das fezes e, então, contribuem para uma maior limpeza dos canais intestinais.
Comentários estão fechados.