Os principais eventos astronômicos que vão acontecer em maio de 2023
Dentre os eventos, destacam-se eclipses em outros planetas, um eclipse lunar e até uma chuva de meteoros que poderá ser vista da Terra.
De acordo com a empresa SeaSky, que atua em segmentos ligados à Astronomia, o mês de maio será repleto de eventos astronômicos interessantes.
Ainda segundo a organização, acontecerão pelo menos seis eventos que poderão ser vistos de praticamente todo o planeta. Confira mais detalhes nos tópicos abaixo!
“Lua das Flores” (5 de maio)
O primeiro evento astronômico do qual queremos falar é um fenômeno conhecido como Lua das Flores.
Esse evento ganhou esse nome dos nativos norte-americanos porque a sua ocorrência coincide com o aparecimento das flores da primavera no hemisfério norte. No fenômeno, a Terra fica entre a lua e o sol, com o astro menor recebendo mais luz da estrela e aparecendo com mais força no céu noturno.
A “Lua das Flores” poderá ser vista de todos os pontos do planeta a partir das 17h36 (horário de Brasília) do dia 5 de maio.
Eclipse lunar de penumbra (5 de maio)
Na noite do dia 5 de maio também poderá ser visto o chamado eclipse lunar de penumbra, ou penumbral. Nesse fenômeno, a lua ficará parcialmente encoberta pela sombra da terra, enquanto passa “por trás” do planeta.
Ao contrário dos eclipses totais da lua, no eclipse de penumbra a lua não fica totalmente escura ou encoberta. Esse evento astronômico poderá ser acompanhado da Ásia e da Oceania, bem como de partes da Europa Oriental e África Oriental.
Chuva de meteoros (5 e 6 de maio)
Desde o último dia 19 de abril está em curso mais uma demonstração da Eta Aquarids, uma das mais evidentes chuvas de meteoros observadas pelos astrônomos. O evento vai até o dia 28 de maio.
Contudo, o pico da chuva de meteoros vai ocorrer entre os dias 5 e 6 de maio, onde o fenômeno poderá ser visto de todo o mundo, desde que as condições climáticas colaborem.
Eclipse em Júpiter (17 de maio)
Para a noite do dia 17 de maio a expectativa é que possa ser observado um eclipse em Júpiter, o maior planeta do sistema solar.
O evento poderá ser visto quando a lua crescente, também prevista para a data, iluminar a órbita do super planeta no céu noturno. Moradores de México, Canadá, Groenlândia e norte do Reino Unido poderão acompanhar o show.
Lua nova (19 maio)
Em 19 de maio a lua nova terá início, com o satélite natural da Terra ficando emparelhado com o planeta, praticamente desaparecendo do céu.
Os astrônomos avisam que neste dia os amantes da observação cósmica poderão observar melhor galáxias, planetas e outros corpos celestes, uma vez que a lua não irá “atrapalhar” a visualização.
Mercúrio com órbita estendida (29 de maio)
Por fim, os fãs de observação planetária podem anotar a manhã de 29 de maio nas suas agendas, pois nesse dia a órbita do planeta Mercúrio estará mais alongada, o que deixará o astro mais visível no céu.
Isso ocorre porque, neste momento, o planeta, que é o mais próximo do sol dos 8 planetas do sistema solar, ficará um pouco mais distante da estrela-mãe. Com isso, ele poderá ser observado mais claramente quando passar um pouco acima da linha do horizonte minutos antes do nascer do sol de 29 de maio.
Comentários estão fechados.