Os psicopatas podem ter uma vantagem evolutiva importante, aponta estudo
Segundo esse estudo, os psicopatas podem se dar bem nesse mundo, uma vez que eles conseguem trapacear com mais facilidade.
A psicopatia ainda é um grande mistério para psicólogos e psiquiatras, uma vez que é uma forma atípica de personalidade. No caso, a principal característica é a ausência de empatia, medo e culpa, que são sentimentos importantes para a manutenção da vida humana. Entretanto, novo estudo sugere uma vantagem dos psicopatas para estes tempos.
O poder da trapaça
Em recente estudo publicado na Europe PMC, o cientista da Universidade de Cambridge Jonathan R. Goodman aponta as supostas vantagens de ser psicopata nestes tempos. Para ele, essa vantagem está na habilidade que os psicopatas têm de trapacear sem sentir nem um pouco de remorso, tampouco empatia pela vítima.
Segundo Goodman, durante milênios, os seres humanos desenvolveram uma personalidade que se relaciona com a comunhão e o cooperativismo. De certa forma, isso exerceu toda a importância na manutenção da nossa vida, visto que conseguimos sobreviver melhor se tivermos a ajuda de outros.
No entanto, a ciência moderna já começa a questionar a cooperação incondicional da humanidade em nossos tempos. Primeiro porque cada vez mais é um mito de que haja total cooperação, depois que nem sempre quem escolhe ser honesto sai melhor na situação. Pelo contrário, aqueles que conseguem trapacear podem garantir sua vida com mais qualidade.
A vantagem dos trapaceiros
Goodman ainda explica que por muito tempo a cooperação incondicional foi importante, uma vez que os seres humanos conviviam em pequenos grupos. Entretanto, essa não é mais uma realidade, já que na modernidade todos nós nos correspondemos com uma quantidade enorme de pessoas em todo o mundo, sendo que a maioria nem conhecemos.
Uma vez que ser honesto pode custar um alto preço, a trapaça e a mentira passam a exercer funções sociais importantes. Porém, muitas pessoas não conseguem desenvolver esse hábito por implicações morais, o que não acontece com os psicopatas. Em consequência, pode ser que eles estejam em maior vantagem do que os demais.
Comentários estão fechados.